Sistema FAEP/SENAR-PR

Crescimento anual da Agropecuária é o maior desde 1996

Soja, cana, milho e trigo estão entre os destaques de 2013

soja-lavoura-grão-colheita-mão-3-(35)

O aumento na produção e os ganhos de produtividade em culturas importantes foram os fatores-chave para o crescimento de 7% no setor agropecuário no ano passado na comparação com 2012. A avaliação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira (27/2) os dados do PIB de 2013. A taxa anual é a maior desde o início da série, em 1996.

“O crescimento em volume do valor adicionado da agropecuária decorreu do comportamento de várias culturas importantes da lavoura que registraram aumento na estimativa anual de produção e ganhos de produtividade”, informou a instituição.

De acordo com o IBGE, destacaram-se no comparativo anual as culturas da soja, com crescimento de 24,3%, cana de açúcar (+10%), milho (+13%) e trigo (+30,4%). De outro lado, o IBGE registrou queda nas produções de café (-4,7%), algodão (-31,4%), laranja (-14,8%) e mandioca (-9,5%)

Ao todo, o PIB da Agropecuária no ano passado foi de R$ 234,6 bilhões. O crescimento de 7% em relação a 2012 foi o maior entre os setores avaliados pelo IBGE. A indústria registrou avanço de 1,3% e os serviços de 2%

Considerando só o quarto trimestre do ano passado, o setor agropecuário ficou estável em relação ao trimestre anterior. Apenas o setor de serviços registrou crescimento nesta comparação (0,7%) enquanto a indústria teve retração de 0,2%.

Já em relação ao quarto trimestre de 2012, foi registrado um crescimento de 2,4% enquanto a indústria cresceu 1,5% e os serviços registraram avanço de 1,8%.

Fonte: Globo Rural – 27/02/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio