Sistema FAEP/SENAR-PR
vacas leiteiras

Crise no leite | Boletim no Rádio #118

Custo de produção elevado, baixos preços de comercialização e entrada de leite importado do Mercosul forçam produtores a rever seus sistemas produtivos

Nesse episódio, o deputado estadual Antônio Anibelli Neto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e a técnica Nicolle Wilseck, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP-SENAR-PR, discorrem sobre a crise que ameaça o setor de bovinocultura de leite o Estado.

A tempestade perfeita para o mercado de lácteos começou com a queda no consumo. A demanda por leite em 2022 voltou ao patamar de 2011, em termos de produção e consumo per capita. Além disso, nem mesmo o inverno, período no qual historicamente as cotações do leite costumam aumentar, fez o preço pago ao produtor subir. Conforme dados do Conseleite-PR, desde abril, o preço de referência para o leite vem acumulando quedas consecutivas.

Outro fator de dificuldade envolve a oscilação no preço dos grãos, o que afeta diretamente o custo de produção de alimentos para as vacas. Em outubro de 2022, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), o milho estava cotado a quase R$ 80 a saca. Como o planejamento ocorre com antecedência, a alimentação dos animais está pesando, apesar da cotação atual do cereal estar na casa dos R$ 42.

Ouça outros episódios do podcast Boletim no Rádio clicando aqui.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio