Sistema FAEP/SENAR-PR

  NPT 017 - Brigada de Incêndio - avançado

O que você irá aprender

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Este curso avançado, formatado de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (CBPM-PR), é voltado para a capacitação de brigadistas em agroindústrias de maior porte, como usinas de álcool e açúcar. Os participantes aprenderão importantes ações de prevenção, mas também técnicas seguras de combate aos incêndios a serem usadas em casos de emergência. A capacitação inclui diversas atividades práticas, como uso de diferentes aparelhos extintores, realização de simulados nos sistemas de detecção e de hidrantes da empresa, além de técnicas de primeiros socorros em vítimas de incêndio e de resgate em vítimas de acidente em trabalho em altura e espaços confinados. Os cursos do SENAR-PR são gratuitos e com entrega de certificado ao aluno.

Público-alvo

Trabalhadores rurais

Produtores rurais

Conteúdo Programático

- Parte teórica de combate a incêndio: introdução, aspectos legais, teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndios, prevenção de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, EPI - equipamentos de proteção individual, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de detecção/alarme/iluminação de emergência/comunicações, abandono de área, pessoas com mobilidade reduzida, riscos específicos, psicologia em emergências, sistema de controle de incidentes, emergências químicas e tecnológicas (quando pertinente).
- Parte prática de combate a incêndio: classes de incêndios, métodos de extinção, agentes extintores, EPI - equipamentos de proteção individual, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de detecção/alarme/iluminação de emergência/comunicações.
- Parte teórica e prática de primeiros socorros: avaliação inicial, vias aéreas, RCP (reanimação cardio pulmonar), hemorragias, queimaduras e movimentação, remoção e transporte de vítimas.
- Parte teórica e prática de resgate de vítimas em espaços confinados: normas, procedimentos, técnicas e equipamentos.
- Parte teórica e prática de resgate de vítimas em trabalho em altura: técnicas e equipamentos.

Carga Horária: 40 horas.

Vagas: 10 a 20 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ensino fundamental incompleto

Saúde: Preferencialmente ter boa condição física e boa saúde

Observações

Materiais necessários

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados aos riscos (calçado de segurança, calça, camisa, capacete, óculos de segurança e luvas).

Próximos locais e turmas

Inscrições





Não encontrou o curso?

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

-

-

-

Boletim no Rádio