Sistema FAEP/SENAR-PR

  Cana-de-açúcar - fertirrigação

O que você irá aprender

Você sabia que para cada um litro de etanol produzido, 12 litros de vinhaça de cana-de-açúcar são deixados em forma de resíduo? A vinhaça da cana-de-açúcar é um resíduo pastoso que sobra no final do processo de destilação fracionada do caldo de cana fermentado, e que pode ser utilizada na lavoura para aumentar a fertilidade do solo. Neste curso, o SENAR-PR traz essas e outras informações aos trabalhadores rurais, abordando o processo que dá origem à vinhaça, os impactos no meio ambiente e como deve ser feita a aplicação deste resíduo industrial por meio da fertirrigação do canavial. Com carga horária de 08 horas, os participantes executam práticas de operação dos equipamentos de fertirrigação, atendendo aos critérios necessários para realizarem com segurança esta atividade.

Público-alvo

Trabalhadores rurais

Produtores rurais

Conteúdo Programático

- Vinhaça: origem da vinhaça; efeitos no meio ambiente, ganhos na produção de cana-de-açúcar (economia e produtividade).
- Distribuição da vinhaça: canais de distribuição e sua manutenção, reservatórios, impermeabilização do sistema de distribuição, tubulação de distribuição, métodos de fertirrigação.
- Normas de segurança do trabalho, utilização dos EPI, proteção das máquinas, cuidados no local de aplicação para instalação dos equipamentos.
- Equipamentos de fertirrigação: componentes, operação, manutenção e transporte dos equipamentos.
- Pontos de manutenção na Motobomba: nível do óleo do motor; tensão da correia; nível do líquido de arrefecimento; o nível da solução da bateria (bateria não lacrada); nível de combustível; nível do óleo lubrificador do mancal; lubrificação de bicos graxeiros; pressão de pneus; nível da vinhaça no tanque de expansão.
- Pontos de manutenção no Hidro-Holl: nível do óleo de lubrificação da caixa redutora; tensão da correia; nível da solução da bateria; lubrificação de bicos graxeiros; lubrificação do mancal e do eixo alinhador da mangueira; lubrificação da corrente; lubrificação da mesa giratória; lubrificação de bicos graxeiros no cabeçalho; limpeza do painel solar quando existe.
- Transporte e Esticamento da Mangueira.
- Operação dos equipamentos de fertirrigação.
- Conferência do recolhimento.

Carga Horária: 8 horas.

Vagas: 10 a 15 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ser alfabetizado

Observações

Materiais necessários

Caneta; bloco de anotações; equipamento de proteção individual (EPI's).

Não encontrou o curso?

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

-

-

-

Boletim no Rádio