Sistema FAEP

  Colhedora de Cana-de-Açúcar

O que você irá aprender

Neste curso o participante conhece as especificações técnicas e o funcionamento da colhedora de cana-de-açúcar. Além disso, são abordadas as manutenções básicas e lubrificações e os cuidados que devem ser tomados durante a operação da colheita, respeitando o Código de Trânsito Brasileiro. Por meio de coleta de amostras a campo, o participante também aprenderá a mensurar as perdas da colheita como compactação, arranquio de rizoma e perdas de tolete, cana inteira e ponteiro. Com isso, o trabalhador irá otimizar o seu trabalho no campo, permitindo uma melhor produtividade com mais qualidade no serviço que será desenvolvido em menor tempo. Ainda, por meio das técnicas aprendidas na capacitação e aplicadas no dia a dia, o maquinário terá uma vida útil mais longa, o que significa menos gasto com manutenção e troca de peças. A formação tem carga horária de 48 horas, divididas em encontros teóricos e práticos.

Público-alvo

Trabalhadores rurais

Produtores rurais

Conteúdo Programático

- Especificações técnicas e funcionamento da colhedora de cana-de-açúcar e visão geral da máquina;
- Componentes da máquina e suas funções (corte de pontas, divisores de linhas, facas laterais, rolos tombadores, corte de base, transporte, picador, extratores, elevador e sistemas auxiliares);
- Simbologia universal de máquinas;
-  Lubrificações e manutenções (motor diesel, sistema tier 3 – MAR1, turbina EVGT e quadro de manutenção);
- Cabine: comandos operacionais e monitores indicadores;
- Legislação de segurança e saúde no trabalho (NR 31.12) e identificação de riscos;
- Noções de acidentes, doenças ocupacionais e medidas de controle dos riscos;
- Equipamentos de proteção coletiva e individual;
- Procedimentos em situação de emergência e noções de primeiros socorros;
- Código de trânsito brasileiro (CTB): normas de circulação, conduta e sinalização;
- Metrologia básica;
- Avaliação de perdas na colheita mecanizada (compactação e arranquio de cepa).

Nível: Não se aplica.

Carga Horária: 48 horas.

Vagas: 8 a 12 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ser alfabetizado

Observações

* Observação sobre a carga horária: a CH do participante é de 48 horas, enquanto a CH do instrutor é de 80 horas. O 6º Encontro se repete por 5 vezes, alternando de dois a três participantes por dia, durante a prática operacional.

Materiais necessários

Lápis; borracha; bloco de anotações.

Não encontrou o curso?

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

-

-

-

Boletim no Rádio