Sistema FAEP/SENAR-PR

  Prevenção e combate aos incêndios no meio rural

O que você irá aprender

Esse curso é indicado para trabalhadores da brigada ambiental e produtores rurais interessados em aprender medidas de prevenção e técnicas seguras de combate aos incêndios ambientais. Neste curso de 24 horas, você obterá conhecimentos fundamentais sobre o fogo e o processo de combustão, para melhor entendimento dos tipos de incêndios ambientais e suas formas de propagação. Além da abordagem prevencionista, você aprenderá técnicas de combate aos incêndios florestais, destacando as ferramentas e os equipamentos utilizados na abertura de aceiros e no combate direto ao fogo. O treinamento de recursos humanos e o planejamento prévio das ações, desde a detecção prematura do incêndio, são essenciais para a proteção das pessoas, minimização das perdas materiais e sucesso na operação de extinção do incêndio. Ainda, conceitos de primeiros socorros são abordados no curso, para orientar os participantes sobre o atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes.

Público-alvo

Produtores rurais

Trabalhadores rurais

Conteúdo Programático

- Conceitos básicos sobre incêndios ambientais/florestais: combustão, triângulo do fogo, forma e tipos de incêndios, propagação dos incêndios.
- Prevenção de incêndios ambientais/florestais: eliminação das fontes de fogo e da viabilidade de propagação.
- Combate aos incêndios ambientais/florestais: EPI, equipamentos e produtos utilizados no combate, táticas de combate, medidas de segurança nas operações de combate.
- Prática de campo: técnicas de combate aos incêndios ambientais/florestais, utilização de ferramentas e equipamentos na condução de queimas controladas e combate aos incêndios.
- Prática com caminhão pipa: operação de comandos, de mangueiras e canhão monitor. Abastecimento de água e posicionamento de trabalho do caminhão.
- Teoria e prática de primeiros socorros: biossegurança, sinais vitais, avaliação inicial, cinemática do trauma, avaliação inicial, vias aéreas, parada cardiorrespiratória (RCP), hemorragias, queimaduras, choque elétrico, emergências clínicas, animais peçonhentos e remoção e transporte de vítimas.

Carga Horária: 24 horas.

Vagas: 10 a 15 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ser alfabetizado

Saúde: Preferencialmente ter boa condição física e boa saúde

Observações

IMPORTANTE: quanto melhor a estrutura e maior a quantidade de equipamentos disponibilizados, melhor será o resultado do treinamento. Sabemos que muitas empresas estão reestruturando suas brigadas de incêndio ambientais, mas o mínimo de recursos precisa ser disponibilizado para que o treinamento tenha a qualidade desejada, tanto nos simulados de primeiros socorros quanto no de combate aos incêndios no meio rural.

Materiais necessários

Bloco de anotações; Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequado, quando não fornecido pelo empregador (coturno, óculos de proteção, perneira, luvas de raspa, colete reflexivo e capacete, de preferência amarelo).

Não encontrou o curso?

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

-

-

-

Boletim no Rádio