Sistema FAEP/SENAR-PR

  AP - Agricultura de Precisão - preparo, manejo, plantio e colheita de cana-de-açúcar

O que você irá aprender

São muitos os benefícios da utilização dos sistemas globais de navegação por satélite (GNSS) na cultura da cana-de-açúcar. Este curso é voltado aos trabalhadores rurais de usinas de etanol e açúcar, operadores de máquinas agrícolas (tratores ou colhedoras) com tecnologias de precisão embarcadas. Em função do material de apoio ter sido desenvolvido pelo SENAR-PR em conjunto com o fabricante, é indicado apenas para equipamentos da marca John Deere. Neste curso, o participante receberá noções sobre as tecnologias de precisão mais utilizadas no setor sucroenergético e orientações para configurar o equipamento de interesse para realizar operações georreferenciadas, seja de preparo, manejo, plantio ou colheita de cana-de-açúcar. Este curso foi formatado em 2013, utilizando o monitor GS3 2630, da John Deere, como base para as práticas de configuração.

Público-alvo

Trabalhadores rurais

Conteúdo Programático

- Agricultura de Precisão: conceituação/variabilidade; agricultura convencional x agricultura moderna; vantagens e desafios no Brasil; apresentação dos processos/ciclos em AP.
- Tecnologias de precisão na agricultura: GNSS Sistemas Globais de Navegação por Satélite; barra de luzes; piloto automático; corte automático de seções; aplicações à taxa variável; monitoramento de colheita.
- Práticas de configuração do monitor GS3 2630: configuração da base RTK; da tela de trabalho; do veículo e TCM (correções dos erros longitudinal e lateral).

Carga Horária: 10 horas.

Vagas: 8 a 8 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ser alfabetizado

Observações

Curso exclusivo para equipamentos John Deere, com monitores GS3.

Materiais necessários

- Bloco de anotações. 

Não encontrou o curso?

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

-

-

-

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio