Para obter bom desempenho durante o carregamento e descarregamento da cana-de-açúcar, o operador deve conhecer o funcionamento da carregadora, assim como tomar os devidos cuidados para executar com segurança, não é mesmo? Para isso, o SENAR-PR oferta este curso, que possui carga horária de 24 horas, dividida em encontros teóricos e atividades práticas a campo. Neste treinamento o participante aprenderá a executar procedimentos de operação e manutenção preventiva de carregadoras de cana-de-açúcar com segurança. Além disso, no curso, também são apresentados os componentes da máquina e suas funções e abordados ainda aspectos referentes à legislação de segurança e saúde no trabalho, noções sobre acidentes e medidas de controle dos riscos. Afinal, otimizar o desempenho dos trabalhadores reflete na produtividade do canavial!
Trabalhadores rurais
Produtores rurais
- Legislação de segurança e saúde no trabalho e noções de legislação de trânsito;
- Identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador;
- Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina e implementos;
- Medidas de controle dos riscos: Equipamento Proteção Coletiva e Equipamento de Proteção Individual;
- Operação da máquina e implementos com segurança;
- Inspeção, regulagem e manutenção com segurança;
- Noções sobre prestação de primeiros socorros;
- Prática operacional.
Carga Horária: 24 horas.
Vagas: 6 a 9 vagas.
Maior de 18 anos
Escolaridade: Ser alfabetizado
A CH do participante é de 24 horas, enquanto a CH do instrutor é de 40 horas. O 3º Encontro se repete por três vezes, alternando de dois a três participantes por dia, durante a prática operacional.
Capacete de segurança e protetor auricular (quando não disponibilizado pelo cooperado/empregador); roupas e calçado apropriados para trabalho em maquinário pesado.
Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições