Sistema FAEP/SENAR-PR

Dados apontam para supersafra de grãos nos Estados Unidos

A estimativa mais recente para a soja indica produção de 110 milhões de toneladas, segundo o USDA. Já a safra de milho deverá atingir 385 milhões de toneladas

Os produtores brasileiros têm mesmo de se preparar para a supersafra de grãos nos Estados Unidos, e as consequências que ela vai trazer, principalmente sobre os preços.

Os dados de acompanhamento de safra do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicam que pelo menos 72% das lavouras de soja estão em condições boas e excelentes.

Esse percentual é o maior em 24 anos para esse período do ano. A média dos últimos cinco anos é de 56%.

As esperanças de eventuais quebras de safra estão ficando cada vez mais difíceis, segundo Daniele Siqueira, analista da AgRural.

O mesmo vale para o milho, cujas lavouras estão com 75% em condições boas e excelentes. A média dos últimos cinco anos é de 55%.

O USDA ainda poderá fazer ajustes em alguns Estados norte-americanos, reduzindo a produtividade, que está um pouco superavaliada.

Mas deverá também corrigir os dados em outros, elevando a produtividade. Ou seja, tudo aponta para a supersafra, diz Siqueira.

A estimativa mais recente para a soja indica produção de 110 milhões de toneladas, segundo o USDA. Já a safra de milho deverá atingir 385 milhões de toneladas. Ambas são recordes.

Fonte: Folha de SP

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio