Sistema FAEP/SENAR-PR

Deral vê safra de trigo consolidada no Paraná

O Paraná deverá colher 3,54 milhões de toneladas de trigo este ano

“Pode ser que tenhamos ajustes nesse número, mas (a safra paranaense de trigo) está relativamente consolidada”, afirmou o especialista em trigo do Deral Carlos Hugo Godinho.

Inicialmente, o Estado esperava produzir um recorde de cerca de 4 milhões de toneladas. Agora a produção deverá ficar abaixo da registrada no ano passado, quando o Paraná obteve históricas 3,8 milhões de toneladas do cereal, segundo o Deral.

A colheita de trigo do Paraná, maior Estado produtor do Brasil, está 85 por cento concluída, mas algumas regiões ainda podem ter algumas perdas em função do clima chuvoso no Sul do país.

“As perdas são em função de chuva na colheita, agora, e chuva no florecimento em julho, principalmente para a região norte”, disse o analista.

Chuvas têm prejudicado fortemente a qualidade do trigo no Rio Grande do Sul, principal concorrente do Paraná na produção do cereal.

Na semana passada, a consultoria Trigo & Farinhas disse que a produção gaúcha deverá ser de 1,64 milhão de toneladas, com um volume de 1 milhão de toneladas servindo apenas para consumo animal.

No Paraná, segundo Godinho, apenas um pequeno volume de trigo deverá ter queda de qualidade ao ponto em que possa ser destinado apenas à ração.

Embora o Deral vá fazer sua estimativa anual de qualidade da safra apenas ao final da colheita, o analista projetou que o volume de trigo paranaense impróprio para fabricação de farinha vai ser semelhante ao do ano passado, de 8 a 10 por cento, “talvez um pouco mais”.

Fonte: Reuters – 04/11/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio