Sistema FAEP/SENAR-PR

Dia de Campo mostra resultados de integração entre árvores, pastagem e gado

Florestas e silvicultura Transferência de Tecnologia Produção animal Agricultura familiar

No próximo dia 03/12 acontece em Saudade do Iguaçu/PR, o “Dia de Campo sobre Sistema Silvipastoril”. O evento acontece no Condomínio Pizollatos, propriedade que trabalha com gado de leite e, há dez anos, implantou o sistema silvipastoril com sucesso.

O sistema silvipastoril (SSP) é uma opção tecnológica de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) que consiste na combinação intencional de árvores, pastagens e gado em uma mesma área e ao mesmo tempo. No Condomínio Pizzolatos, o sistema implantado conjuga gado de leite em pastagens de tifton com árvores de grevílea para produção de toras para serraria. Além de agregar um novo produto ao sistema, no caso a madeira, a presença de árvores adequadamente dispostas na pastagem pode proteger os animais contra as adversidades climáticas, com reflexo positivo sobre a produtividade e saúde dos animais. O sistema auxilia na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, promove a biodiversidade e o uso eficiente da terra, com agregação de valor e renda para as áreas de pastagens.

Os participantes do Dia de Campo vão visitar 5 estações onde poderão conhecer melhor aspectos tecnológicos do sistema, tais como a desrama em sistema silvipastoril; ferramentas para desrama de qualidade; controle de formigas cortadeiras em SSP; desbaste e rendimento de madeira em SSP, além da produção de leite e os impactos deste sistema na produtividade do rebanho.

O Dia de Campo é organizado pela Embrapa Florestas e Emater/PR, com apoio da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Rede iLPF (Cocamar, John Deere, Parker, Syngenta e Embrapa); e patrocínio da Carpa.

Serviço:
– 1º Dia de Campo de Campo sobre Sistema Silvipastoril – Práticas Silviculturais
– Data: 03/12/2014
– Horário: 8h
– Local: Condomínio Pizzollatos – Linha Biguá – Saudade do Iguaçu/PR
– Inscrições (vagas limitadas): saudadedoiguacu@emater.pr.gov.br / (46) 3246-1777

Fonte: Embrapa – 27/11/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio