Sistema FAEP/SENAR-PR

Doença ameaça produção mundial de bananas

A FAO disse que uma nova cepa TR4 do mal-do-Panamá, doença provocada por um fungo e que dizimou grande parte da produção de banana da América Central e do Sul no passado

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) alertou hoje para uma potencial e massiva destruição da produção de bananas diante de uma doença que se espalha da Ásia para a África e o Oriente Médio.

A FAO disse que uma nova cepa TR4 do mal-do-Panamá, doença provocada por um fungo e que dizimou grande parte da produção de banana da América Central e do Sul no passado, já atingiu dezenas de milhares de hectares do Sudeste Asiático e tem sido relatada na Jordânia e em Moçambique.

A doença é “uma séria ameaça à produção e exportação de bananas”, a quarta mais importante cultura alimentar para os países menos desenvolvidos do mundo e uma fonte de receita importante para os agricultores pobres, disse a FAO em um relatório.

Não há cura para a TR4, que afeta particularmente a variedade “Cavendish”, que responde por 47% da produção mundial de banana.

A doença afeta as plantas, mas não as bananas em si. Mas a única solução quando o fungo atinge a cultura é cortar as árvores, cavar trincheiras entre as plantas para evitar a sua propagação e impor rigorosas medidas de quarentena.

Os principais produtores na América Latina, incluindo o Equador (o maior produtor), até agora não foram afetados pela nova cepa do mal, mas a FAO advertiu que “há risco potencial”.

Gert Kema, diretor do programa de pesquisa sobre banana na Universidade de Wageningen, na Holanda, e que coordena um site sobre a doença (Panamadisease.org), disse que as bananas disponíveis nos mercados europeu e americano não foram afetadas pela doença porque seus principais fornecedores foram a América Latina. Mas Kema acrescentou que a indústria é relutante em perceber a dimensão do problema, além de ter dependência excessiva sobre a variedade “Cavendish”.

O site “Panamadisease.org” estima que a cultura no mundo movimenta cerca de US$ 5 bilhões e mais de 100 milhões de toneladas de bananas são comercializadas por ano.

Fonte: Dow Jones Newswires – 14/04/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • AX4A4228
  • AX4A4219
  • 04128_LIDERES_2022
  • 08760_LIDERES_2022
  • 04117_LIDERES_2022
  • 04039_LIDERES_2022
  • 04069_LIDERES_2022
  • AX4A4850
  • 03552_LIDERES_2022

Boletim no Rádio