Sistema FAEP/SENAR-PR

Em Campo Mourão, mulheres batem recorde de participação em encontro de líderes

Das 215 pessoas que estiveram no 3º Encontro Regional de Líderes Rurais campo-mourense, 70% são mulheres. Evento é o sétimo da comitiva que percorre 10 municípios

A sétima parada do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, em Campo Mourão, foi marcada por um recorde. Das 215 pessoas que estiveram no local, nesta quarta-feira (28), 70% eram mulheres. Essa é a maior participação feminina entre os sete municípios por onde já passou a comitiva, que tem como missão fortalecer a representatividade e despertar novos líderes rurais. Há ainda eventos marcados para Guarapuava (29/06), Carambeí (05/07) e Campo Largo (06/07).

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, celebrou a massiva participação feminina no encontro. Segundo o líder, desde que a Comissão das Mulheres da FAEP (CEMF) surgiu no início de 2021, os resultados em crescimento de participação e engajamento no sistema sindical têm sido evidentes. “Já estamos com 61 comissões formadas, sendo que a meta é chegarmos a 100. A força de mobilização das mulheres no campo é um exemplo a ser seguido”, recomendou o presidente.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Meneguette reforçou o papel da liderança para os benefícios obtidas à classe dos produtores rurais graças à força da mobilização do Sistema FAEP/SENAR-PR. “São vocês, com a participação, que constroem tudo isso. O sonho que eu tenho é, com esse trabalho de formação de lideranças, criar um exército de pessoas que vão defender não os interesses pessoais, mas os da comunidade. Defendendo os interesses gerais, você está defendendo os seus direitos também”, enfatizou.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cezar Augusto Massaretto Bronzel, elogiou a iniciativa da FAEP em criar a CEMF, que nitidamente tem turbinado o engajamento dos produtores rurais no sistema sindical – o que ficou evidente com a participação feminina em território campo-mourense. “Olhando para a plateia podemos ver que está repleta de mulheres. Vocês estão fazendo a diferença nesses encontros”, comemorou Bronzel.

O líder sindical também lembrou da importância da união para enfrentar os mais diversos problemas do dia a dia rural, do clima à política. “Temos que estar unidos nessa hora. As lideranças, a FAEP e o SENAR-PR estão unidos para nos defender, nos ajudar, auxiliar. Só com todos remando juntos é que nós vamos conseguir seguir em frente”, completou.

Cezar Augusto Massaretto Bronzel, presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão

Programação

A dinâmica do evento foi pensada para despertar o senso de liderança nos participantes. “Não estou dizendo que para ser líder tem que ocupar cargos, o que é preciso é desenvolver a capacidade de influenciar outras pessoas, essa é a principal característica da liderança. Toda vez que se consegue convencer uma pessoa de uma atitude nova, você está exercendo a liderança. E essa é uma habilidade que todos nós temos e somos capazes de aprimorar”, apontou Claudinei Alves, consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR, que conduziu uma atividade falando da importância desse tema.

A montagem de um quebra-cabeça também fez parte da manhã de trabalho. Os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa conduziram os participantes a resolver o desafio, enquanto demonstraram aos participantes como ocorrem as relações entre sindicato rural, SENAR-PR e os produtores rurais. Assim, foi possível tratar de forma lúdica sobre a oferta de cursos e como funciona o trabalho de mobilização a nível de sindicatos rurais.

Em um terceiro momento da manhã, o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e o gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, apresentaram um esqueleto da representatividade política exercida pelos sindicatos rurais nos municípios; pela FAEP, na esfera estadual; e pela CNA, no plano federal.

add_circle

Cronograma

O 3º Encontro Regional de Líderes Rurais já aconteceu em Londrina (15/06), Cambará (16/06), Pato Branco (20/06), Toledo (21/06), Umuarama (22/06), Maringá (27/06) e Campo Mourão (28/06). Os próximos eventos serão em Guarapuava (29/06), Carambeí (05/07) e Campo Largo (06/07).

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio