Sistema FAEP/SENAR-PR

Londrina abre a série de encontros regionais de líderes rurais

Evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR reuniu 265 produtores rurais de 25 municípios da região

A cidade de Londrina, na região Norte do Paraná, recebeu o primeiro de dez eventos de formação de liderança rural. Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões reuniu 265 produtores rurais de 25 municípios da região (51% homens e 49% mulheres), nesta quinta-feira (15), no espaço Villa Planalto. Ao longo do encontro, os participantes realizaram dinâmicas e ações para fortalecer o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Na abertura do evento, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância de o setor estar unido para garantir conquistas. O dirigente lembrou, por exemplo, da taxação de produtos da agricultura e da pecuária, proposta pelo governo estadual, em novembro de 2022. Em uma mobilização coordenada pela FAEP em tempo recorde, o campo conseguiu que o governo do Paraná recuasse do Projeto de Lei.

“O setor precisa estar unido para obter conquistas e continuar crescendo. Esses eventos que vão percorrer o Paraná têm essa característica. O Sistema FAEP/SENAR-PR vai continuar ao lado dos produtores e dos sindicatos, trabalhando para formar mais e novas lideranças”, afirmou o dirigente. “No ano passado, o maior número de participantes dos dez eventos realizados foi em Londrina. Por isso a escolha de começar pela cidade”, complementou.

Edson Dornellas, presidente do Sindicato Rural de Londrina

Além de agradecer pela escolha do município para a realização do primeiro evento, o presidente do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas, destacou o formato do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais, que trouxe novidades. “Esse ano teve as inovações, por meio das quais os produtores puderam buscar informações. Deu um direcionamento para as nossas lideranças”, disse.

Walter Ferreira Lima, presidente do Sindicato Rural de Centenário do Sul e do Nunorte

Na sequência, o presidente do Sindicato Rural de Centenário do Sul e do Núcleo de Sindicatos Rurais do Norte (Nunorte), Walter Ferreira Lima, ratificou a necessidade da formação de líderes no meio rural no Paraná, principalmente diante dos desafios impostos pelos mecanismos político, econômico e social.

“A liderança é construída, não imposta. Então, precisamos desenvolver e trabalhar o líder para que as pessoas que serão lideradas confiem. Para se chegar a isso, é um processo. E esses eventos fazem parte. Precisamos de união e lideranças que levem a uma boa condução”, reforçou.

Antes do início das dinâmicas do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, o vereador de Londrina, Ailton Nantes, realizou uma homenagem aos dirigentes Meneguette, da FAEP, e Dornellas, de Londrina, pelos serviços prestados ao setor.

“Esses líderes merecem o reconhecimento, pois trabalham pelo desenvolvimento do setor. Esse evento é uma prova, pois marca mais um avanço na formação de lideranças na região de Londrina”, destacou Nantes.

Além de Londrina, o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões será realizado em Cambará (16/6), Pato Branco (20/6), Toledo (21/6), Umuarama (22/6), Maringá (27/6), Campo Mourão (28/6), Guarapuava (29/6), Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).

Dinâmicas

O evento foi composto por três blocos com diversos temas, envolvendo os participantes em dinâmicas como apresentação de estudos de caso, atividades de integração e falas de representantes rurais do Estado.

Em seguida, no bloco “Aprendizagem”, técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR realizaram uma atividade destacando os mais de 250 cursos da entidade. Por meio de um jogo de quebra-cabeça, os participantes puderam conhecer mais sobre as capacitações gratuitas e com certificado do SENAR-PR, tão importantes para o desenvolvimento da agropecuária paranaense. Afinal, as formações da entidade são reconhecidas pela qualidade e abrangência, estando presentes em praticamente todas as áreas da atividade rural, além de temas transversais.

No último bloco, denominado “Representatividade”, os produtores rurais puderam conhecer mais detalhes da atuação da FAEP e dos sindicatos rurais em prol dos interesses do setor. Essas entidades, em âmbitos regional e municipal, respectivamente, buscam resolver os problemas do setor por meio da representatividade.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio