Sistema FAEP/SENAR-PR

Em Maringá, mulheres representam 70% do público do encontro de líderes rurais

No total, evento reuniu 290 produtoras e produtores de 31 municípios da região

O crescimento do movimento de mulheres no meio rural, principalmente nos últimos três anos, ficou, mais uma vez, comprovado no Encontro Regional de Líderes Rurais realizado em Maringá, nesta quinta-feira (6). Do público total de 290 pessoas, 70% eram produtoras rurais. Elas e os demais presentes participaram de dinâmicas voltadas para o fortalecimento do sistema sindical rural e puderam assistir à palestra com Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”.

Confira as fotos do evento no Flickr

O evento em Maringá encerrou a primeira semana da 4ª edição do Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Além do município do Noroeste, o encontro também ocorreu em Ribeirão Claro e Londrina. Na próxima semana, Cianorte (11), Pitanga (12) e Guarapuava (13) vão receber a caravana. O roteiro, realizado ao longo do mês de junho, ainda inclui Medianeira (18), Pato Branco (19), Teixeira Soares (25), Castro (26) e Rio Negro (27).

O presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antonio Borghi

Na abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antonio Borghi, e o vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Noroeste do Paraná (Nurespar) e do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Nascimento, destacaram a importância dos agricultores e pecuaristas para a sustentabilidade do sistema sindical rural.

O presidente do Nurespar e do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Nascimento

“Sozinho a gente não é nada. Precisamos nos unir. Afinal, os nossos soldados são a base: sindicatos e produtores. A nossa missão é representar os interesses e anseios do setor em um só pleito, valorizando a nossa categoria. Por isso, os assuntos discutidos nestes eventos contribuem para respaldar nosso trabalho e nossa atuação”, disse Nascimento. “Esse evento, fazendo uma analogia com o futebol, é sair da arquibancada e ir para o campo jogar. Só assim, juntos, participando, para conseguir vitórias”, referendou Borghi.

Como em Ribeirão Claro e Londrina, parte da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR também esteve presente em Maringá. Nas suas falas, os integrantes reforçaram a necessidade de estreitar, cada vez mais, a relação entre sindicatos e produtores.

O diretor secretário da entidade, Livaldo Gemin

“O sistema sindical trabalha para e com todos os agricultores e pecuaristas. E a presença de diversos integrantes da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR é a prova disso”, afirmou o diretor secretário da entidade, Livaldo Gemin. “Reunir os produtores nestes eventos mostra a união do setor, para fazermos a diferença. Juntos, podemos obter o sucesso dentro das nossas ações de produção”, complementou o diretor financeiro, Paulo Buso.

Na mesma linha, dois vice-presidentes ressaltaram a importância da união dos elos da cadeia produtiva. Além disso, afirmaram que diretores e colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR estão trabalhando para fortalecer o sistema sindical.

A vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da CEMF, Lisiane Czech

“Sempre teremos desafios. Por isso a importância de estarmos unidos, organizados e fortes para enfrentar os desafios”, disse Lisiane Czech, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). “Nós sabemos as dificuldades que temos no campo e como enfrentá-las. O Sistema FAEP/SENAR-PR sempre vai defender os produtores e estar ao lado dos sindicatos rurais”, reforçou Ágide Eduardo Meneguette, vice-presidente da entidade.

O vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Eduardo Meneguette

Programação

Divididos em grupos, os quase 300 produtores rurais do evento em Maringá participaram de um jogo que destaca a atuação dos sindicatos rurais e do Sistema FAEP/SENAR-PR. De forma didática, a dinâmica apresenta as ações realizadas pelas entidades em seus municípios, regiões e no Estado.

Na sequência, Roseli da Fátima Celestino, uma das 16 coordenadoras locais da CEMF, apresentou o Projeto Sindicato Protagonista, recém-lançado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O objetivo é auxiliar os sindicatos rurais a atingirem um nível de excelência. “O Sindicato Protagonista procura atender as necessidades dos sindicatos rurais. Esse projeto vai ajudar no desenvolvimento das nossas entidades em diversas regiões do Paraná”, ressaltou.

Os sindicatos rurais que aderirem ao Projeto Sindicato Protagonista terão um planejamento estratégico próprio para desenvolver ao longo dos próximos 12 meses. Ao fim dos trabalhos, em junho de 2025, aqueles que atingirem as metas estabelecidas serão reconhecidas com um selo de destaque. Um dos pré-requisitos para fazer parte da iniciativa é ter uma comissão local de mulheres formada e atuante. O regulamento do projeto está à disposição no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

No encerramento da programação, os participantes assistiram à palestra de Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”, por ter percorrido a cavalo mais de 27 mil quilômetros entre o Alasca, nos Estados Unidos, e o Ushuaia, na Argentina. Masetti fez um paralelo entre a sua experiência e os desafios encontrados no percurso com a força que o produtor rural precisa encontrar para ser um protagonista no cenário rural. 

“Para tocar uma propriedade é preciso planejamento, assim como eu precisei planejar por dois anos minha viagem. Quando se planeja e mentaliza, a pessoa consegue. Além disso, determinação separa as pessoas que conseguem das que fracassam. Desistir não é uma opção”, disse Masetti.

Confira as fotos do evento:

AX4A7064

Veja as datas e cidades do roteiro:

  • 11/06: Cianorte
  • 12/06: Pitanga
  • 13/06: Guarapuava
  • 18/06: Medianeira
  • 19/06: Pato Branco
  • 25/06: Teixeira Soares
  • 26/06: Castro
  • 27/06: Rio Negro

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio