Sistema FAEP/SENAR-PR

Embrapa compara receita obtida com produção de frangos e suínos

A versão atualizada está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS)

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados na gestão da granja. A versão atualizada está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias e pode ser baixada gratuitamente.

A nova versão da planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica melhor interpretar os resultados, porque compara a receita obtida com os custos de produção. Além da análise do resultado, a nova versão também apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.

Assim, quando a receita for menor do que o custo operacional (custos variáveis + depreciação), o produtor obteve um resultado negativo. Quando a receita for igual ou maior do que o custo total (custo operacional + custo de capital) o produtor obteve um resultado positivo, com rentabilidade igual ou maior do que sua expectativa de retorno sobre o capital. Já em uma situação intermediária, quando a receita for maior do que custo operacional, mas inferior ao custo total, o produtor está com um resultado positivo, mas com rentabilidade menor do que sua expectativa de retorno sobre o capital.

Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores, baseada no custo total, que é a soma das despesas de custeio e do custo de oportunidade da mão de obra própria ou familiar, depreciação e custo de oportunidade do capital investido. Uma apresentação em gráficos facilita a visualização e permite avaliar os itens que mais impactam no custo.

O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção.

A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa. São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Agrolink – 21/01/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio