Sistema FAEP/SENAR-PR

Embrapa lança nova cultivar de pêssego BRS Fascínio

Pêssegos grandes, com polpa branca, doces, de consistência firme e ótima produtividade. Ficou com vontade de provar este pêssego? E você que é produtor, ficou entusiasmado com a informação sobre produtividade? Então, reserve sua agenda para o dia 21 de novembro, porque a BRS Fascínio, nome dado à variedade desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), será lançada nesta data em Jarinu (SP), com a presença de técnicos e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A cultivar BRS Fascínio foi obtida por polinização aberta do cruzamento entre a cultivar Chimarrita e a nectarineira Linda. Produz frutas de polpa branca esverdeada com traços de vermelho, tamanho grande e a textura da polpa não fundente, no ponto de colheita. A floração e maturação são mais tardias que as cultivares BRS Kampai e BRS Rubimel, que são os lançamentos anteriores de pêssego da Embrapa.

Durante a fase de validação, a produção por planta variou, conforme as condições do ano, entre 12 e 58,8 kg/planta em Pelotas, RS, e em Jarinu, SP, a produção em plantas adultas chegou a cerca de 90kg. Entretanto, a produtividade, não é a característica mais importante desta cultivar, afirma Maria do Carmo Raseira, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e responsável pelo desenvolvimento da BRS Fascínio. "O tamanho das frutas e a firmeza da polpa são os atributos que mais chamam a atenção desta variedade", diz a pesquisadora.

O lançamento irá ocorrer na propriedade do Sr. Norival Gallo (veja endereço abaixo), um dos parceiros validadores de nossas seleções de pessegueiro da Embrapa, informa Ciro Scaranari, gestor de fruticultura da Embrapa Produtos e Mercado e responsável pela validação da cultivar. Este trabalho foi conduzido em mais de 20 pontos de observação instalados desde o Rio Grande do Sul até o Espírito Santo. Veja a programação do evento:

14:00h – 14:30h – Inscrição
14:30h – 15:00h – Abertura – Ciro Scaranari – Embrapa Produtos e Mercado
Sergio Renan – Embrapa Clima Temperado
15:00h – 15:30h – A cultivar BRS Fascínio – Maria do Carmo Bassols Raseira
Embrapa Clima Temperado
15:30h – 15:45h – Depoimento do produtor – Norival Galo – Sítio Irmãos Gallo
15:45h – 16:00h – Monitoramento e controle biológico em fruticultura – Sérgio
Bueno de Camargo – Bio Controle
16:00h – 17:00h – Visita ao pomar

Local: Sítio Irmãos Gall, bairro: Maracanã, Atibaia/SP, estrada

municipal Gerônimo de Camargo (antiga Estrada de Ferro Bragantina),
Km 13, entre as antigas estações de Campo Largo e Maracanã.

Rede Lajeado – AGRONEGÓCIOS

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio