Sistema FAEP/SENAR-PR

Empresária da tilápia aposta em livros de receitas mirando o Guinness Book

Marilaine Del Pintor Sanches, da empresa Piscicultura Piracema, com sede em Maringá, idealizou um manual de receitas da tilápia, que já chegou à segunda edição, conquistando apreciadores do pescado no Brasil, Estados Unidos, Chile, Portugal e Espanha

O Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil, atividade que cresce a olhos vistos, agregando renda e qualidade de vida a diversas família do Estado. Na ponta do consumo, a introdução do peixe no cardápio é sinônimo de alimentação mais saudável. Mas como esse processo ainda está caminhando, muitos consumidores não conhecem todas as possibilidades do pescado dentro da cozinha.

Mirando nisso, a empresária Marilaine Del Pintor Sanches, da empresa Piscicultura Piracema, com sede em Maringá, idealizou um manual de receitas da tilápia, que já chegou à segunda edição, conquistando apreciadores do pescado no Brasil, Estados Unidos, Chile, Portugal e Espanha. A empresa conta com 52 tanques na unidade de reprodução, 26 tanques para engorda e larvicultura, laboratório com aquários de reprodução, incubadoras para ovos e larvas, sistema de aquecimento e controle de água, caixas para depuração de alevinos e posto de comercialização de alevinos.

Farmacêutica de formação, Marilaine vendeu sua farmácia há quatro anos e foi trabalhar com o marido na empresa Piracema, que atua em toda cadeia do pescado, desde a produção de alevinos até a filetagem dos peixes adultos. O livro é mais uma forma de fomentar a produção da Piscicultura Piracema, criada em 1996, e que atende mais de 1,2 mil clientes nos Estados do Paraná e São Paulo.

“Como passei a ter filé fresco dentro da minha casa todos os dias, e eu adoro cozinhar, comecei a fazer os pratos, tirar foto e postar na internet. As pessoas viam e pediam a receita. Então eu escrevia e mandava para o cliente. Aí começamos a digitar e imprimir as receitas e quando fui ver já tinha 28. Então veio a ideia do livro de receitas, lançado ano passado”, conta a sócia-proprietária da empresa Piracema e autora do livro “O nosso peixe de cada dia”.

Na sua segunda edição, a publicação saltou de 28 para 62 receitas de tilápia, todas criadas pela Marilaine e testadas junto a seus familiares e colaboradores da empresa. Os pratos vão desde receitas simples, como “Filé de Tilápia a Grega”, até outras mais ousadas, como o “Filé de Tilápia a Wellington da Marilaine” (uma versão do prato clássico da culinária britânica feito com tilápia), charutinho, hamburguer, taco e até yakissoba feitos com o peixe (confira algumas receitas no endereço: facebook.com/pisciculturapiracema/).

“Eu via que as pessoas faziam a tilápia sempre do mesmo jeito. O objetivo do livro é justamente divulgar o produto e ensinar o povo a usar o peixe. São coisas práticas que qualquer pessoa pode fazer e colocar na mesa, sem complicação”, garante a autora.

Para o futuro, Marilaine deseja figurar no livro dos recordes. Para isso ela já está se informando como entrar no Guinness Book com o livro com o maior número de receitas com tilápia do mundo. “Criatividade, intuição e paladar não me faltam”, afirma a autora, que já tem na manga mais receitas novas para a próxima edição.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio