Sistema FAEP/SENAR-PR
Entregas de fertilizantes aumentam 7% no 1º trimestre, informa Anda

Entregas de fertilizantes aumentam 7% no 1º trimestre, informa Anda

As entregas de fertilizantes para agricultores totalizaram 5,301 milhões de toneladas no primeiro trimestre do ano. O volume representou um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 4,960 milhões de toneladas. Os números são da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

O Estado de Mato Grosso mantém a liderança no ranking de maior volume de entrega do produto, com 1,031 milhão de toneladas no primeiro trimestre de 2012, com crescimento de 14,9%. Em seguida, estão São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A produção nacional cresceu 1,71% em relação a 2011, para 2,199 milhões de toneladas. Já as importações no mesmo período tiveram redução de 27,86% para 2,999 milhões, ante 4,157 milhões no primeiro trimestre de 2011.

De acordo com a Anda, há aumento da demanda por fertilizantes nitrogenados, impulsionada principalmente pelas culturas de cana-de-açúcar, algodão, café, milho safrinha e arroz. Já a maior procura por produtos fosfatados deve-se às demandas para milho segunda safra, algodão e plantio de cana. No caso dos produtos com base em potássio, houve uma redução nacional de 1,1% do nutriente nos primeiros três meses do ano, tanto nos produtos formulados quanto nas coberturas como elementos simples.

A RC Consultores estima para 2012 uma expansão de 1% nas entregas de fertilizantes em relação ao ano passado, quando somaram 28,3 milhões de toneladas.

Fonte: Valor Econômico

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio