Sistema FAEP/SENAR-PR

Especialistas debatem desafios da pecuária leiteira em Curitiba

Evento, com apoio da FAEP, conta com programação focada nos aspectos de influência na qualidade do produto

A produção de leite, e os fatores para atingir a qualidade desejada do produto, estará em pauta em Curitiba. A sétima edição do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), nos dias 28 e 29 de setembro, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estados do Paraná (FIEP), na capital paranaense, irá reunir especialistas de diversos Estados do país e do exterior – Estados Unidos e Canadá – para debater diversos aspectos da pecuária leiteira. O evento conta com apoio da FAEP.

A programação do CBQL tem foco principalmente na melhoria da qualidade do leite no país. Tanto que os quatro painéis, num total de 12 temáticas, trazem uma diversidade de assuntos, como estratégias para aumentar a resiliência de produtores, impactos da logística na qualidade, controle e monitoramento de resíduos, impacto econômico da mastite bovina na rentabilidade das fazendas, entre outros temas.

“Por ser um país tropical, precisamos ter um cuidado maior com a qualidade do leite, pois é um produto perecível e que já sai pronto da fazenda. Não permite melhorias”, destaca Ronei Volpi, coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira. “Outro desafio para o setor é elevar a produtividade média nas propriedades. Muitas ainda se mostram inviáveis”, complementa.

Além dos painéis, ao longo dos dois dias do Congresso, o público também irá conhecer os avanços obtidos pela comunidade científica. Profissionais irão apresentar trabalhos na área de qualidade do leite, com os recentes resultados de pesquisas realizadas no país.

Sede

A escolha de Curitiba para sediar a sétima edição do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite não ocorreu por acaso. O motivo está nos inúmeros avanços da pecuária leiteira estadual nos últimos anos, a ponto de colocar o Paraná, com 4,66 bilhões de litros de leite em 2015, na posição de segundo maior produtor do país, ultrapassando o Rio Grande do Sul. A liderança do ranking nacional segue com Minas Gerais, com 9,14 bilhões de litros.

Serviço

Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

28 e 29 de setembro

Centro de Eventos do Sistema FIEP

Avenida Comendador Franco, 1341 – Curitiba – PR

www.congresso.cbql.com.br

Veja a programação:

 

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio