Sistema FAEP/SENAR-PR

Está terminando o plantio da cevada no Paraná

Quase 68% da área plantada com o grão no Brasil fica no Paraná. Produtores têm que correr com o plantio antes da chuva

Está terminando o plantio da cevada no Paraná. O estado lidera a produção no país e a maior parte da safra se concentra na região de Guarapuava.

Os produtores têm que correr com o plantio da cevada antes que a chuva volte. “A cada cinco dias tem dado uma chuva e isso está atrapalhando um pouco o plantio, mas ainda não é nada desesperador. Mas essa chuva na colheita ela pode dar grandes perdas sim”, diz o produtor Christoph Ritter.

Apesar de algumas perdas na área plantada por causa do clima, os produtores dessa região do Paraná têm conseguido bons resultados no campo. Isso se deve em grande parte ao uso da tecnologia e ao desenvolvimento de novas sementes, que nas últimas décadas tem aumentado o rendimento na lavoura em até duas sacas de sessenta quilos do grão por hectare por ano. “Isso vai trazer pro produtor uma maior qualidade, maior produtividade da cevada, e principalmente do malte e da cerveja”, explica o agrônomo Noemir Antoniazzi.

A produtividade pode ser até 18% maior que a do ano passado: 4,4 toneladas por hectare. “Eu to plantando pra colher cinco mil quilos por hectare, que tenha uma boa qualidade e uma esperança dum preço melhor do que o ano passado”, fala o produtor Reinholt Holzhofer. Na safra passada o agricultor recebeu R$ 650 pela tonelada de cevada.

Fonte: G1/Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio