Sistema FAEP/SENAR-PR

Show Rural – Estrangeiros conhecem agricultura do Paraná

Entre as milhares de pessoas que passaram pelo estande do Sistema FAEP durante o Show Rural, estavam as jovens estrangeiras Pauline Pass, da Bélgica,  e Sabeth Vater, da Alemanha. Há seis meses elas fazem intercâmbio em Dois Vizinhos, a 174 km de Cascavel. As duas ficaram impressionadas com o que viram. “Não imaginava que o Brasil utilizava tanta tecnologia no campo. Estou surpresa com o tamanho da feira”, conta Sabeth. Quando o assunto é comparar o cultivo das culturas brasileiras às europeias, Pauline resume: “Não temos um pé de feijão por lá e também não cultivamos mandioca”. Apesar da admiração, ela confessa que não aprecia a oleaginosa mais famosa da culinária brasileira.

Pauline Pauss e Sabeth Vater

Outra visita internacional que passou pelo estande da FAEP no Show Rural Coopavel foi uma comitiva de sete produtores vindos da África do Sul. Interessados no plantio direto, muito difundido no Paraná, eles buscaram na feira informações sobre a técnica, que existe no país desde 2012.

Segundo o coordenador da visita, Hendrik Jordaan, a África do Sul conhece muito pouco da agricultura praticada na América do Sul. “Eles ficaram impressionados”, conta. Porém, nem todas as novidades encontradas no show rural são compatíveis com a realidade do continente africano. Com apenas 400 mililitros de chuva por ano, eles enfrentam um clima extremamente seco e um solo arenoso, que permite apenas uma safra por ano. As culturas mais difundidas por lá são trigo, canola e cevada, que são cultivadas somente durante o inverno devido às altas temperaturas e à aridez do verão.

visita africanos2

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio