Sistema FAEP

Ex-aluna do Agrinho retorna como professora premiada

Fernanda Pinchel, de Terra Boa, destacou-se no programa em 1999 e foi novamente reconhecida, agora como docente, em 2025

Em 1999, uma menina de 10 anos da área rural de Terra Boa, município no Noroeste do Paraná, viveu uma experiência que marcaria sua trajetória. Naquela época, Fernanda Juliana Pinchel, então aluna da 4ª série, conquistou o 3º lugar estadual no Concurso Agrinho com uma redação sobre preservação ambiental. O prêmio – um aparelho de som mini system entregue em uma cerimônia no Restaurante Madalosso, em Curitiba – marcou o início de uma relação duradoura com o programa desenvolvido pelo Sistema FAEP.

Fernanda Juliana Pinchel foi premiada no Concurso Agrinho em 1999, quanto estava na 4ª série

Vinte e seis anos depois, Fernanda voltou ao palco do Agrinho, agora como professora. Em 2025, foi premiada ao lado do aluno Gustavo Simão Bernardo, do Colégio Estadual Helena Kolody, também em Terra Boa, que conquistou o 1º lugar na categoria Redação Paraná.

Eu sempre falo aos meus alunos da importância de participar, porque eu também sou fruto do Agrinho. Existe um carinho, uma nostalgia.

Fernanda Juliana Pinchel, professora premiada no Concurso Agrinho 2025

Filha de pequenos agricultores, Fernanda vive no campo até hoje e afirma que o programa foi decisivo em sua formação. “Na época, participar do Agrinho foi uma grande oportunidade. Eu morava no sítio e praticamente não saía do interior. Vir para a capital com 10 anos abriu os horizontes. Agora, 24 como professora, tento espelhar essa oportunidade para os meus alunos”, destaca.

Formada em Letras, Fernanda transformou a experiência de aluna em ferramenta pedagógica. É a terceira vez que é premiada como professora no Agrinho, o que permite acompanhar de perto a evolução dos estudantes. “A gente trabalha a redação com cuidado, abordando temas relevantes para a sociedade, questões de sustentabilidade, e também já treina para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], porque o gênero textual é o mesmo, o dissertativo-argumentativo”, explica.

Agora como professora premiada, Fernanda retornou ao Agrinho

Para Fernanda, o Agrinho representa uma ponte entre o campo e a cidade. “Continuo dentro do agro com o Agrinho. As raízes são fortes. Tento trazer sempre conteúdos relacionados ao meio rural, porque vivo essa realidade. É a minha forma de continuar conectada com o campo”, afirma.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, ressalta que histórias como a de Fernanda representam a essência do programa. “O Agrinho transforma vidas. Ver uma ex-aluna premiada que hoje inspira novas gerações mostra o impacto e a longevidade desse programa, que continua promovendo educação, valores e oportunidades em todo o Paraná”, conclui.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio