Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP capacita sindicatos para auxiliar produtores a declarar o Imposto de Renda

Capacitação foi on-line e beneficiou 82 profissionais

Entre os dias 27 e 29 de maio o Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu uma capacitação entre funcionários de sindicatos rurais de diversas regiões do Paraná, para que possam orientar corretamente os produtores rurais em relação à declaração de Imposto de Renda (IR). A iniciativa beneficiou 82 colaboradores de 65 sindicatos rurais do Estado.

Este ano, as aulas presenciais foram substituídas por videoconferências por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o coordenador do Departamento Sindical da FAEP, João Lázaro, “é muito importante que os sindicatos estejam preparados para dar esse suporte aos produtores rurais, principalmente quanto tratamos de um tema dessa importância”.

O curso on-line foi ministrado pelo consultor da FAEP, especialista na área tributária, Valdecir Mokwa. Dentre os temas abordados foi tratado do Livro Caixa Digital Produtor Rural (LCDPR), uma novidade que ainda causa muitas dúvidas entre os contribuintes do meio rural.

A assistência dos sindicatos aos produtores rurais durante a época de declaração do IR não é novidade. Anualmente, o Sistema FAEP/SENAR-PR oferece dois cursos nesta área: Imposto de Renda Intermediário e Avançado.

Este ano, o prazo final para declaração das informações à Receita Federal foi estendido até o dia 30 de junho, atendendo a um pedido da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da FAEP.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio