O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, encaminhou nesta quarta-feira (26) um ofício ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA/SDA), solicitando a liberação urgente de inscrição de campos emergenciais de sementes de soja, para suprir a necessidade de sementes para a próxima safra.
O pedido vai ao encontro de uma solicitação Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (APASEM), que alerta que, de um total previsto de 5 milhões de sacas de 50 kg, a produção deverá atingir apenas 3 milhões, em função da estiagem que atingiu o Estado no ano passado.
O dirigente reforça a importância da medida para garantir a disponibilidade de sementes para a próxima safra e afirma que a liberação dos campos emergenciais respeitarão todos os procedimentos técnicos necessários, sendo fiscalizada pelos órgãos competentes do Estado.
Leia abaixo o ofício na íntegra:
Excelentíssimo Senhor
A produção de sementes de soja no Paraná será significativamente reduzida nessa safra 2013/2014 em função da estiagem.
Levantamentos da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas – APASEM mostram que de um total previsto de 5 milhões de sacas de 50 kg, a produção deverá atingir apenas 3 milhões.
Para evitar sérios problemas de disponibilidade de sementes para o plantio da próxima safra, a FAEP vem apoiar e reforçar a solicitação da APASEM para liberação urgente de inscrição de campos emergenciais de sementes de soja respeitadas as condições técnicas definidas por aquela Associação.
Todos os procedimentos técnicos para assegurar a qualidade das sementes dos campos emergenciais serão garantidos pelos órgãos competentes do estado.
Contando com a compreensão desse Ministério, reiteramos nossos protestos de consideração.
Atenciosamente
Ágide Meneguette
Presidente
Comentar