Sistema FAEP/SENAR-PR

Falecimento: ex-deputado Nelson Meurer deixa legado ao agro paranaense

Como parlamentar, Meurer participou de conquistas importantes, como nas reformas trabalhista e da previdência. Ele também foi fundador do Sindicato Rural de Francisco Beltrão

Faleceu no último domingo (12), em um hospital de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, o ex-deputado federal Nelson Meurer. Aos 77 anos, o ex-parlamentar deixou contribuições importantes para o agronegócio paranaense, do qual foi sempre foi um parceiro para levar as reivindicações dos produtores rurais ao Congresso Nacional.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, lembra dessa disponibilidade constante do ex-parlamentar para ouvir com atenção a voz do campo. “Nelson Meurer foi um grande parceiro do agronegócio do Paraná. Sempre que tínhamos uma demanda dos produtores rurais, principalmente na reforma trabalhista, pudemos contar com ele”, ressalta.

Leoclínio Brufatti, presidente do Sindicato Rural de Francisco Beltrão, revela que fez parte da diretoria quando Meurer presidiu a instituição. Brufatti comenta que para ele fica de Meurer a imagem de uma pessoa sempre acessível e pronta para ajudar. “Foi um grande lutador por todos nós agricultores e pecuaristas do Sudoeste. No sindicato trouxe uma nova visão para a entidade, com convênios com médicos e dentistas que atendiam os associados a custo zero na época”, relembra Brufatti. “Para nós agricultores foi uma perda muito grande, porque não importava o partido, ele conseguia recursos para todos os municípios aqui da região”, completa.

O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, enfatiza a importância que Meurer teve para o desenvolvimento da região Sudoeste. “Ele sempre foi bastante atuante no sentido de trazer recursos para todos os municípios aqui da região se desenvolverem. Atuou como prefeito também e nas funções públicas que desempenhou foi uma pessoa muito prestativa”, lembra.

Silvio Luiz Marcolina, presidente do Sindicato Rural de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, cita como parte do legado de Meurer o trabalho para viabilizar recursos para a obtenção de máquinas e implementos para uso comunitário. “Várias associações aqui da região foram beneficiadas com os projetos de verba a fundo perdido, que resultaram na compra de tratores e implementos agrícolas para prestar serviços a produtores rurais do município”, recorda.

Trajetória

Nelson Meurer nasceu em 23 de julho de 1942, em Bom Retiro, Santa Catarina. Era agropecuarista e foi prefeito de Francisco Beltrão. Foi também o primeiro presidente do Sindicato Rural de Francisco Beltrão, tendo participado ativamente da fundação da instituição, em 20 de dezembro de 1977. Ele ocupou o cargo de prefeito do município do Sudoeste do Paraná. Foi eleito deputado federal em 1994, tomando posse em 1995. Teve seis legislaturas no cargo, atuando como deputado federal, com mandato até 2018.

Na Câmara dos Deputados, Meurer integrou diversas comissões permanentes e especiais, entre elas a que discutiu a reforma da Previdência. Como deputado, apresentou vários projetos de lei a respeito de temas diversos, entre eles alguns de interesse do agronegócio. Um desses exemplos é o PL 5989/09, que pretende permitir a equiparação de espécies de peixes criados em tanques-rede aos peixes nativos (atualmente em tramitação no Senado Federal).

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio