Dirigentes das principais Federações das classes produtoras do Paraná oficializaram um documento na Casa Civil do Governo do Estado, segunda feira (04/05), solicitando ao governador Beto Richa a duplicação do Anel de Integração e a redução do preço do pedágio.
Ágide Meneguette, presidente da FAEP; Marcelo Andrade, representando a FACIAP; Ari Bittencourt, da Fecomércio; Sergio Malucelli, presidente da FETRANSPAR, e Gláucio Geara, pela Associação Comercial do Paraná, assinam a proposta. Nela, sugerem que uma solução definitiva para as duas questões (duplicação do anel e redução do pedágio) é fundamental e imediata. Isso porque envolve o custo no transporte da produção agrícola e de mercadorias, com reflexos no comércio, na indústria e serviços, e, principalmente, evitará acidentes de trânsito com vítimas fatais.
Assim, sugerem as entidades patronais, “as obras devem ser iniciadas imediatamente, mesmo que isso signifique a ampliação do prazo dos contratos de concessões das rodovias, com a consequente redução das tarifas do pedágio, desde que atendidas as reivindicações da sociedade e do sistema produtivo”.
As entidades lembram ainda que a dilatação dos prazos de concessões das rodovias estão relatadas em simulações feitas por empresas de consultoria contratadas pelo Estado (Agepar e DER). “O Paraná não pode esperar mais longos anos para que seja dada uma solução dos problemas de infraestrutura viária”, acrescenta o documento encaminhado ao governador do Estado.
Comentar