Sistema FAEP/SENAR-PR

Ferramenta de rastreabilidade digital ajuda no cumprimento de exigências legais

Batizado como “Agri Trace”, o sistema permite que o produtor gerencie os dados da sua produção, como a localização da propriedade, quantidade, numeração do lote, data de colheita e outros detalhes

Entrou no ar, no dia 4 de dezembro, o Sistema Gestor de Rastreabilidade Vegetal do Instituto Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ferramenta eletrônica que ajuda os produtores, em especial de frutas e hortaliças, a cumprir as exigências legais referentes à rastreabilidade dos alimentos. Batizado como “Agri Trace”, o sistema permite que o produtor gerencie os dados da sua produção, como a localização da propriedade, quantidade, numeração do lote, data de colheita, informações do comprador, entre outros. Na outra ponta, a ferramenta permite gerar etiquetas com QRCode que apontam para um site na internet onde estão todas as informações do lote. Dessa forma, ao ler o código, será possível verificar todo trajeto percorrido pelo alimento.

O sistema vem em boa hora, uma vez que, em fevereiro de 2018, a Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 02 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) trouxe novos parâmetros para a aplicação da rastreabilidade na cadeia produtiva de frutas e hortaliças para fins de monitoramento e controle de resíduos de agroquímicos no Brasil. A normativa exige que cada agente da cadeia produtiva mantenha registrado um conjunto de informações obrigatórias, de modo a permitir a identificação de todo caminho percorrido pelas frutas e hortaliças, da origem ao destino, desde a propriedade em que foram produzidas até o consumidor final. Ao fazer o caminho inverso será possível identificar eventuais responsáveis por alimentos fora dos padrões de qualidade e sanidade.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio