Sistema FAEP/SENAR-PR

Fórum Coop resgata cultura do trigo

O evento de encerramento das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, o Fórum Coop 2012, transportará os visitantes e participantes para o início do século passado. Além da encenação com mais de 100 pessoas caracterizadas na Vila Histórica, do Parque Histórico de Carambeí, será realizada uma colheita de trigo mostrando-a em suas diversas fases: manual, semimanual, mecânica e atual.

O Fórum Coop ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro na cidade que é berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí, no Paraná, de onde surgiu a primeira cooperativa de produção no País, a Batavo. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), para encerrar o ano alusivo ao cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Munidos de ceifas, colhedores vestindo roupas de época estarão ladeados pelas mais modernas colheitadeiras. A chamada "Festa da Colheita" será o ponto alto da encenação histórica e apresentará a evolução tecnológica que ocorreu na agricultura.

Além da colheita, cerca de 100 voluntários da comunidade, também caracterizados, encenarão o dia a dia no início dos anos 1900. Aproveitando a estrutura do Parque Histórico de Carambeí que é um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, que conta com uma Vila Histórica em tamanho real, esses atores darão vida à igreja, à escola, à ferraria e aos demais espaços.

Diário dos Campos Gerais – PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio