Sistema FAEP/SENAR-PR

Governadora anuncia novo secretário de Agricultura e Abastecimento

George Hiraiwa, engenheiro agrônomo e empresário, será oficializado no cargo nos próximos dias; secretário assume a pasta com o compromisso de atuar na inovação no campo

A governadora Cida Borghetti anunciou nesta quarta-feira (25) quem será o novo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná. George Hiraiwa, engenheiro agrônomo e empresário do Norte do Paraná, será oficializado nos próximos dias no comando da pasta. Hiraiwa assume no lugar de Otamir Cesar Martins, que está à frente da Seab interinamente desde a saída de Norberto Ortigara, no início de abril. A solenidade que tornou conhecido o novo secretário ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, durante um encontro com lideranças de Londrina.

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, comenta que o novo secretário tem um perfil empresarial e que a expectativa é que na nova gestão sejam realizadas ações com o objetivo de seguir na construção de um agronegócio cada vez mais forte no Estado. “É uma pessoa que tem vivência na nossa área e que demonstra estar antenado ao que há de mais moderno e tecnológico no campo. Precisamos trabalhar nessa direção para seguir desenvolvendo nossos negócios e agregando valor visando maior competitividade dos nossos produtos e melhorando a vida dos produtores rurais”, diz.

A governadora Cida Borghetti enfatizou durante o anúncio que Hiraiwa deve trazer sua experiência na área de tecnologia para estimular a inovação na agricultura, focando na produtividade e também na permanência do jovem no campo. “O novo secretário é um técnico com ideias inovadoras e muita experiência na área rural. Ele vai dar grande contribuição para o crescimento da nossa agropecuária e para o desenvolvimento tecnológico aplicado à produção agrícola”, afirmou a governadora.

Hiraiwa disse durante o evento que o Paraná tem todas as condições de utilizar a tecnologia a favor da agricultura. “Muitos municípios, como Pato Branco, Jacarezinho e Toledo, já contam com parques tecnológicos desenvolvidos que podem contribuir com os nossos agricultores. Além de ampliar a produtividade e dar mais eficiência à agropecuária, os projetos de inovação também despertam o interesse dos jovens a continuar trabalhando no campo”, disse.

O novo secretário também destacou que vai manter as boas parcerias com as entidades que representam o setor, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). “Tudo o que fizermos vai refletir no trabalho dos pequenos, médio e grandes agricultores, por isso caminharemos juntos para melhorar a produtividade e ampliar a inovação no campo”, salientou.

Perfil

Hiraiwa é natural de Assaí, no Norte do Estado. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou em diversas áreas da agricultura. É pioneiro em experiências como a idealização do primeiro hackathon do Brasil voltado para o agronegócio. Hackathon é uma maratona que envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas para o setor. O evento acontece desde 2016 em Londrina e resultou na criação de iniciativas inovadoras. Como empresário, atua no setor de franquias e presidiu a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Também faz parte do Conselho de Administração do Sicoob.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio