Sistema FAEP

Gripe aviária coloca setor produtivo em alerta | Campo & Cia #242

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária em granja comercial, no Rio Grande do Sul, causa preocupação à cadeia produtiva avícola no Estado

A confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granja comercial no Brasil, registrado no dia 15 de maio, no Rio Grande do Sul, tem causado preocupação na cadeia produtiva avícola. Uma das primeiras reações ao anúncio da ocorrência foi a suspensão de compra da proteína brasileira por grandes países e blocos consumidores, como a China e a União Europeia. O assunto é o tema do Campo & Cia dessa semana, que recebeu Fábio Mezzadri, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

No programa, Mezzadri enfatizou que o Estado, há décadas, vem construindo um sistema sanitário robusto e sólido, garantindo segurança alimentar a todos os clientes internacionais por seguir os mais elevados padrões de exigência. “O Paraná e o Brasil tem serviços de defesa sanitária entre os melhores do mundo. Tanto que outros países já tiveram casos de IAAP há vários anos e nós aqui só agora tivemos o primeiro registro em granjas comerciais”, reflete o técnico.

O Sistema FAEP, na última sexta-feira (16), enviou ofício ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná e à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), pedindo ações para a reabertura do mercado global ao frango paranaense.

“A celeridade nesse momento é fundamental para mostrarmos a robustez do sistema sanitário paranaense e o trabalho que temos para proporcionar produtos alimentícios com segurança sanitária ao mundo”, defende o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Dados do setor

O setor de avicultura do Paraná representa 31,6% do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), sendo o maior produtor nacional de carne de frango (35%) e o principal exportador da proteína. A nível nacional, o mercado interno responde por 70% da demanda por carne de frango, enquanto as exportações abocanham uma fatia de 30% no volume produzido no país.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio