Sistema FAEP

Guarapuava fecha 3ª semana dos Encontros Regionais de Líderes Rurais

Ao todo, 115 produtores rurais de cinco sindicatos da região participaram do evento promovido pelo Sistema FAEP

O Encontro Regional de Líderes Rurais chegou à sua oitava parada, em Guarapuava, na região Centro-Sul, nesta quinta-feira (3), marcando o encerramento da terceira semana da caravana da liderança que percorre todo o Paraná. Ao todo, 115 pessoas, de cinco sindicatos rurais da região, criaram novas conexões, aprenderam sobre representatividade e foram despertados à importância de assumir o protagonismo da liderança rural para promover transformações em seus municípios.

Confira as fotos do evento no Flickr

Na próxima semana, os Encontros Regionais de Líderes Rurais entram em sua última semana. Até agora, a iniciativa já reuniu 1.890 participantes, de 127 sindicatos rurais do Paraná. Nos dias 8, 9 e 10 de julho, a caravana da liderança tem suas últimas três paradas, em Prudentópolis, Tibagi e Araucária, encerrando uma jornada de 11 eventos.

Na abertura, Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP, convocou os participantes, em especial os “estreantes” no encontro, a se unirem para fortalecer a liderança rural do Estado. “Vocês estão neste evento porque acreditam no agronegócio paranaense e apoiam a nossa missão de mostrar ao mundo o que fazemos e como fazemos tudo com excelência. Esse comprometimento é o que nos transforma em protagonistas e líderes”, apontou.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

O líder rural lembrou que, em 2025, os encontros têm um “tempero” especial, pois marcam os 60 anos da FAEP. Entre os feitos do período, Meneguette falou sobre a contribuição na fundação do SENAR-PR, que, desde 1992, leva o que há de mais moderno para dentro da porteira, a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o tratoraço em Brasília para pressionar a aprovação do Código Florestal. Já sobre as conquistas recentes, abordou aspectos como o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, a escolha do Estado para sediar o Centro de Excelência em Leite e o sucesso da segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná.

“Nós estamos construindo o futuro e, para termos protagonistas para gerar essa transformação, temos que sair da plateia e vir para o picadeiro. Cabe a nós unirmos a classe de produtores rurais, fortalecendo nossos sindicatos rurais e fazendo deles ainda mais atuantes. Nós temos que ser protagonistas de nossas vidas, temos que puxar essa força de transformação”, pediu Meneguette.

O presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Centro e do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, também fez um apelo aos participantes, para que se engajem na representação rural. “O que a gente quer é despertar o desejo de puxar a responsabilidade de representar o agro para si. Nós temos que mostrar a todos, incluindo às autoridades, a relevância do agronegócio, para cobrarmos logística, infraestrutura e condições de trazer esse dinheiro que geramos de volta em melhorias para o nosso Estado”, solicitou.

Rodolpho Botelho, presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Centro e do Sindicato Rural de Guarapuava

Autoridades

O encontro em Guarapuava contou com a presença do prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, e da deputada estadual Cristina Silvestre, que fizeram questão de elogiar a iniciativa de fortalecer a representatividade rural. “O agro está na minha essência, e quero continuar sempre apoiando a mola propulsora do nosso Estado e do nosso país”, disse Cristina. “Somos escorraçados por produzirmos. O que falta para nós é nos inserirmos na vida pública, precisamos de mais gente do agro na política da nossa região”, completou Baitala.

Programação

Um dos pontos altos da programação do encontro é a dinâmica que envolve a criação de novas conexões entre produtores de diferentes municípios, já que são separados para conhecer novas pessoas. Depois dessa fase, os líderes rurais foram convidados, em cada mesa, a jogar um dominó personalizado, cujas conquistas do Sistema FAEP se encaixam com os seus efeitos para os produtores rurais e a sociedade. O resultado é uma interação leve e divertida para promover a cultura da representatividade entre os líderes rurais e uma renovação da confiança no poder da união.

Jogo de dominó celebra conquistas do Sistema FAEP e fortalece a união no campo

Depois, os participantes assistiram à palestra de Leo Montesanto, empreendedor rural conhecido como “cafequizador”. O palestrante, filho e neto dos pioneiros da marca de café Três Corações, fez uma viagem pela sua trajetória, contando os altos e baixos que enfrentou até encontrar sua vocação: o café. Entre seus “fracassos”, estiveram um lava-jato e uma transportadora de sucos, que fecharam as portas levando a reviravoltas que o fizeram descobrir seu amor pelo café. O principal símbolo de sua virada foi a conquista do prêmio de melhor café do mundo, que foi fundamental para ele montar sua própria empresa, Coffee++, hoje conhecida em todo o Brasil por democratizar o acesso aos cafés especiais.

Leo Montesanto, empreendedor rural conhecido como “cafequizador”

Encontros até agora

Maringá331 participantes20 sindicatos
Londrina340 participantes27 sindicatos
Jacarezinho156 participantes13 sindicatos
Tapejara153 participantes11 sindicatos
Campo Mourão263 participantes15 sindicatos
Marechal Cândido Rondon291 participantes19 sindicatos
Pato Branco241 participantes17 sindicatos
Guarapuava115 participantes5 sindicatos

Municípios por onde o evento ainda vai passar

Prudentópolis08/07
Tibagi09/07
Araucária10/07

Confira as fotos do evento:

021A1994

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio