Sistema FAEP/SENAR-PR

Infraestrutura terá “voto” da agropecuária

Porto de ParanaguáO agronegócio do Paraná entra de vez na campanha eleitoral para governador nesta semana. A Federação da Agricultura (Faep) finaliza documento que resume as reivindicações do setor e vai chamar cada candidato para discussão. O foco é o lado de fora da porteira.

Os investimentos em infraestrutura estão entre as prioridades dos três concorrentes mais bem posicionados nas pesquisas BetoRicha (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) , mostram os planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e detalhamentos obtidos com exclusividade pelo Agronegócio Gazeta doPovo. Por outro lado, os candidatos preveem ações concretas distintas.

A cobrança do setor produtivo é por projetos de logística: a duplicação de rodovias do Anel de Integração, melhorias em ferrovias e no Porto de Paranaguá. A Faep espera incrementos nos planos de governo, embora não deva apoiar abertamente nenhum partido.

Nas respostas enviadas ao Agronegócio Gazeta do Povo, Richa e Requião defendem projetos de suas gestões e comparam feitos. Já Gleisi tenta apresentar um caminho alternativo, apesar de muitas de suas propostas serem semelhantes às de seus oponentes.

Sobre infraestrutura, o atual governador diz que duplicou 244 quilômetros de estradas e que há projetos para seguir com novas obras (veja quadro com as propostas). Somente na manutenção e recuperação de rodovias foram [investidos] mais de R$ 1 bilhão, atendendo 12 mil quilômetros de estradas, afirma o tucano. Richa diz que pressionou também o governo federal para incluir o projeto da Maracaju-Paranaguá em um plano ferroviário nacional. O projeto está na empresa contratada por eles para implantar o ramal.

Requião quer construir e adequar estradas rurais para melhorar o transporte da produção e da população aos centros urbanos. Tivemos ainda [no meu governo] o Estradas para Liberdade, que recuperou 8 mil quilômetros de estradas sem a cobrança de pedágio, destaca. Sobre ferrovias, o peemedebista quer melhorar o trecho entre Cascavel e Guarapuava, sob gestão estadual. A orientação é reduzir os custos para oferecer tarifas baratas a todos os produtores, defende.

Gleisi pretende criar um Programa de Aceleração doCrescimento (PAC), nos moldes do programa federal. A candidata quer também apoiar municípios a melhorar as estradas da produção. Vamos priorizar e realizar obras definidas no plano de infraestrutura e logística de longo prazo nos quatro anos de governo. A petista afirma que dará ênfase a duas ferrovias: a Norte-Sul, ligando o estado de São Paulo e Santa Catarina; e o ramal Maracaju-Paranaguá.

Porto

Para o Porto de Paranaguá, Gleisi e Richa defendem o arrendamento de áreas para ampliar a capacidade de escoamento, projeto que está nas mãos do governo federal. A candidata quer também usar recursos federais para dar mais profundidade ao canal do Porto. Já o tucano promete investir R$ 565 milhões na recuperação de piers e instalar quatro novos carregadores de navios (shiploaders).

Requião não cita propostas para o terminal em suas respostas ao Agronegócio Gazeta do Povo, apenas ressalta melhorias feitas em sua gestão, como a redução de filas de caminhões na BR-277, feito também destacados por Richa.

Fonte: Gazeta do Povo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX6A6385
  • AX6A6406
  • AX6A6402
  • AX6A6414
  • AX6A6424
  • AX6A6429
  • AX6A6437
  • AX6A6442
  • AX6A6363

Boletim no Rádio