Sistema FAEP/SENAR-PR

Infraestrutura, uma saída para a crise

IEP promove Fórum para debater concessões e PPPs

A saída para a crise é atrair investimentos privados em infraestrutura. É uma estratégia para impulsionar o crescimento e a arrecadação do governo. A afirmação é do consultor econômico e um dos maiores especialistas em contas públicas no Brasil, Raul Velloso autor do livro Infraestrutura: os caminhos para sair do buraco. Velloso é colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Globo. Ele estará em Curitiba, no próximo dia 19 de outubro, a convite do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) palestrando no Fórum “Infraestrutura, uma saída para a crise”.

Para o presidente do IEP, Nelson Luiz Gomes, o tema é oportuno por dois motivos. O primeiro é que os governos (federal e estadual) precisam atrair investimento da iniciativa privada, exemplos do passado nos mostram que obras geram emprego e movimentam a economia em momento de crise. O segundo motivo é a nova rodada de leilões prevista para o próximo ano, além da questão que está se discutindo de renovação da delegação do Anel de Integração do Paraná.

Velloso foi eleito economista do ano de 2015 pela Associação Comercial de São Paulo. Mestre pela FGV e Yale University, Ph.D. em economia. Professor. UERJ (1979-80) e ENAP – Escola Nacional de Administração Pública no Governo Federal. IPEA: coordenador de setores e áreas (1981-84). No Ministério do Planejamento: Secretário Nacional Adjunto (1990-91) e Secretário para Assuntos Econômicos (1985-89). Membro do Conselho de Administração do BNDES, EMBRAER e IBGE.
Também participam do evento Gabriel Galípolo, professor da PUC de S. Paulo e especialista em concessões públicas e PPP. Galipolo é Mestre em Economia pela PUC/SP e sócio da Galípolo Consultoria Ltda, responsável pela modelagem econômica de diversos projetos de concessões e PPPs. Foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (2007) e Diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (2008).

O terceiro palestrante é Egon Bockmann Moreira, professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Professor visitante da Faculdade de Direito de Lisboa (2011). Professor convidado do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação – CEDIPRE, da Faculdade de Direito de Coimbra (2012). Conferencista Visitante nas Universidades de Nankai e de JiLin, ambas na China (2012). Palestrante nos cursos de MBA, LLM e educação continuada na FGV Direito Rio. Possui Mestrado (1999) e Doutorado (2004) pela UFPR e Pós-Graduação em Regulação Pública da Economia e Concorrência pelo CEDIPRE (2002). É editor da Revista de Direito Público da Economia – RDPE e da Revista de Contratos Públicos – RCP. É árbitro institucional da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (CAMFIEP).
O evento começa às 13h30, no Centro de Eventos do IEP, à rua Emiliano Perneta, 174 – 1º andar.

Serviço:

Evento: Fórum “Infraestrutura, uma saída para a crise”.
Data: 19 de outubro de 2015.
Horário: 13h30
Local: Centro de Eventos do IEP, à rua Emiliano Perneta, 174 – 1º andar.
Informações: (41) 3068-9858

Fonte: IEP – 13/10/15

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio