Sistema FAEP/SENAR-PR

Instituído Grupo de Trabalho para combater efeitos, responsáveis por danos na produção

A Portaria nº 678 publicada no Diário Oficial da União (DOU) criou o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com a finalidade de elaborar propostas para a integração das ações em metereologia e climatologia. As ações serão conduzidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

"A ideia desse grupo é buscar uma integração institucional entre os centros de previsão e estudos do clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Além disso, visa a ampliação dos mecanismos de integração e coordenação das atividades entre os dois centros" afirma o coordenador do GTI, Divino Moura.

As mudanças climáticas vêm prejudicando cada vez mais a produção de alimentos nos países. Somente neste ano, por exemplo, o Brasil já enfrentou uma forte estiagem nos estados do Nordeste e na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Conforme dados do Inmet, o fenômeno climático El Niño, que provoca alterações nos padrões climáticos e se caracteriza pela combinação de chuvas e temperaturas elevadas, está de volta e deve aparecer entre o fim do inverno e o início da primavera, causando chuvas acima da média na Região Sul e abaixo do normal no Norte e Nordeste.

Climatologia
Revista Produz

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio