Sistema FAEP/SENAR-PR

Junho registra queda de preços no mercado de leite

Valor de referência do primeiro decêndio de junho recuou e aproximou-se da média de abril

Pela primeira vez no ano, o valor de referência do leite adentrou o mês em queda. A desvalorização foi puxada, principalmente, pelo forte recuo nos preços do leite UHT e spot. Em maio, o valor ainda fechou em alta se comparado ao mês anterior, porém abaixo do previsto, também devido à queda nos preços de vários produtos. Estes e outros dados foram apresentados durante a reunião do Conseleite-Paraná, que aconteceu no dia 18 de junho, na sede da FAEP, em Curitiba.

Em termos nominais, os preços dos primeiros cinco meses de 2019 foram maiores que em anos anteriores, mas o cenário atual não aponta um momento fácil para o setor. De acordo com o professor José Roberto Canziani, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a queda nos preços já era esperada neste período. O leite UHT e spot foram os mais atingidos e o queijo prato registrou a menor média desde janeiro. O queijo parmesão, queijo provolone e creme de leite também sofreram recuo.

Em junho, os derivados que apontaram alta foram o queijo mussarela, requeijão, iogurte e leite em pó – este favorecido pela taxa de câmbio, mas o aumento não é generalizado. Os demais produtos permaneceram estáveis ou com pouca variação.

O volume comercializado subiu em junho, registrando aumento de 11 pontos. “A queda de preços vem acompanhada por um volume comercializado maior e empresas tendo que vender um volume maior de leite UHT mesmo com o mercado desfavorável. Preço menor e aumento nas vendas têm impacto negativo no valor de referência”, explica a professora da UFPR, Vânia Guimarães.

Ainda sobre o mix de comercialização, o volume de queijo mussarela havia sofrido queda significativa de abril para maio e, agora, há uma leve recuperação. O volume comercializado de leite spot também aumentou, enquanto o leite em pó recuou. Os demais derivados da cadeia láctea sofreram pouca variação.

O Conseleite aprovou o valor final de referência do leite entregue em maio a ser pago em junho em R$ 1,1793. O valor projeto estabelecido para o produto entregue em junho e pago em julho fechou em R$ 1,1350. Esses valores estão sujeitos a alterações, conforme os parâmetros de qualidade da matéria-prima. O simulador para cálculo está disponível no site www.conseleite.pr.com.br.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio