Sistema FAEP/SENAR-PR

Leite: preço cai e custo de produção sobe

Mesmo com oferta contida, o preço do leite ao produtor  caiu em junho, em plena entressafra.
O preço médio nacional baixou 2,0% em junho referente ao leite entregue em maio.
Segundo o CEPEA, na comparação com junho/11, considerando-se a inflação do período, a queda de foi de 5,5%.

Para piorar a situação, acompanhamentos do CEPEA mostram que os custos de produção seguem em alta, impulsionados pelo encarecimento da alimentação concentrada, com o  farelo de soja registrando  valores recordes. O índice de custo de produção atingiu, em maio, o maior patamar desde o início da série, em janeiro de 2008. Em relação a maio/11, o Custo Operacional Efetivo (COE) registrou alta de 8%.

Em síntese, na média, em  um ano o preço ao produtor caiu 5,5% e o custo de produção aumentou 8%.

Por outro lado, indústrias de laticínios  se queixam de  queda contínua de margens de lucro, uma vez que os preços dos lácteos  estão estagnados em função de desaquecimento das vendas.

Será que algum elo da cadeia está mantendo seus lucros?
O gráfico abaixo, elaborado pelo Conseleite Paraná, tomando como exemplo o queijo mussarela, dá uma pista para a resposta a esta pergunta, mostrando os preços recebidos pelo produtor, pelas indústrias no atacado e pagos pelo consumidor no varejo.
Para bom entendedor, meia palavra basta, neste caso basta um gráfico.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio