Sistema FAEP/SENAR-PR

Mais de 90% das lavouras dos EUA são cobertas por seguro rural

No Brasil, a realidade é bem diferente: na última safra, apenas 12% da área agricultável estava protegida

Mais de 90% da área agricultável dos Estados Unidos conta com seguro rural. De acordo com o professor de economia da Universidade de Brasília (Unb), Jorge Nogueira, o incentivo do governo norte-americano dado às empresas para compensar riscos desconhecidos foi o que popularizou essa prática por lá. “A experiência internacional exigiu um prazo muito longo, de algumas décadas, para quebrar a desconfiança do produtor e da companhia”, explica.

Nogueira diz que as empresas brasileiras ainda não conhecem os riscos. O docente realiza um trabalho acadêmico que compara as condições do seguro rural entre EUA e Brasil, e nele a discrepância resultante dessas realidades fica clara: apenas 12% da área plantada na safra brasileira 2016/2017 foi coberta, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Medo e desconfiança

Em 2013, o produtor Ademir Cenci, de Brasília (DF), precisou recorrer ao prêmio do seguro, por conta de perdas de produção, mas acabou no prejuízo mesmo assim, porque a modalidade contratada cobria apenas o valor financiado para custeio. “O sinistro vai garantir ao banco o valor que ele me emprestou. Não vai me indenizar os recursos, esforço e tempo que coloquei na terra. É um produto que garante muito mais a sobrevivência do banco do que a do produtor”, lamenta.

Fonte: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio