Sistema FAEP/SENAR-PR

Manejo pós-colheita pode impedir ferrugem nas lavouras de soja da próxima safra

O pós-colheita é o período ideal para se proteger contra a ferrugem asiática nas plantações de soja. Os cuidados destinados ao solo depois da colheita do grão refletem diretamente na produtividade e nos bons resultados da safra seguinte.

Daqui a três meses terá início o vazio sanitário, período de controle da doença em que é necessário eliminar as plantas de soja tiguera, originárias de grãos caídos no solo. O fungo causador da ferrugem é um parasita que sobrevive e reproduz em plantas vivas, por isso é preciso destruí-las.

Uma das formas de executar adequadamente o manejo pós-colheita é realizar o plantio de segunda safra, seja de milho, algodão, mileto ou braquiária ("Brachiaria"). Para a boa produtividade dessas culturas é necessária aplicação de herbicida que, por sua vez, elimina a planta de soja e atende a orientação do vazio sanitário.

"O produtor que opta pelo plantio da segunda safra, naturalmente, precisa fazer um manejo adequado. Dessa forma ao utilizar o herbicida necessário ele já elimina a soja tiguera que germinou após a colheita", afirmou Leandro Zancanaro, pesquisador da Fundação MT.

Revista Produz

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio