Sistema FAEP/SENAR-PR

Muitos investimentos são metas do novo secretário da Agricultura, Norberto Ortigara

Investimentos na melhoria da qualidade de vida no campo; recuperação da biodiversidade e do solo; aumento da competitividade do agronegócio e ampliação do abastecimento de alimentos. Estas são as quatro diretrizes de trabalho anunciadas pelo novo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, em sua cerimônia de posse. "A agricultura é o carro chefe da economia do estado e precisa de investimentos e foco para dar retorno ao homem do campo", diz.

De acordo com Ortigara, o Estado pode contribuir e muito para melhorar a qualidade da vida no campo. Este progresso, segundo ele, passa pelo investimento na construção e reformas de moradias rurais, saneamento rural, atenção aos idosos com a criação de centros convivência e capacitação dos jovens agricultores. "Já iniciamos entendimentos com a Caixa Econômica Federal para anunciar ainda este ano uma linha de crédito para este fim", completa.

Sobre a questão ambiental o novo secretário afirmou que o governo vai trabalhar firme na recuperação da biodiversidade utilizando todas as técnicas disponíveis como manejo de solo, micro-bacias, reposição da mata ciliar e redução do impacto do uso dos agroquímicos para recuperar a fertilidade do solo.

Em relação à competitividade, ele está determinado a auxiliar o produtor rural a ampliar sua renda oferecendo assistência técnica, para que dentro da porteira os gargalos sejam solucionados. "E da porteira para fora, o governo do Estado vai investir em infraestrutura melhorando o escoamento da produção, com estradas rurais de boa qualidade, diminuição do pedágio e um porto mais eficiente", explica. Em relação ao Porto de Paranaguá, Ortigara afirmou que serão feitos investimentos para ampliar as áreas de expedição de etanol e açúcar.

Outra área de trabalho que receberá mais investimentos, pois segundo Ortigara não faltam recursos, é a área de Abastecimento que será linkada com a educação. "Vamos melhorar a distribuição e o acesso de alimentos em todo o Paraná. Queremos ampliar não apenas o acesso a comida, mas também a uma alimentação mais saudável. O Programa Compra Direta, que traz renda e novas oportunidades, principalmente para os pequenos agricultores, também será ampliado", argumenta.

Ortigara finalizou seu discurso afirmando que esforços serão feitos para ampliar as parcerias com as federações e sindicatos para atração de novas indústrias e garantir ao agronegócio o espaço e a importância que ele tem no desenvolvimento econômico e social do Paraná.        

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio