Sistema FAEP

Na 30ª edição, Agrinho festeja conexão entre o campo e a cidade

Com tema definido, programa educacional do Sistema FAEP conta com 15 categorias, que têm períodos de inscrição distintos

Festejar a educação no Paraná é uma tradição do Programa Agrinho, principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP. Ao longo dos 30 anos de história que serão completos em 2025, o Agrinho já premiou milhares de estudantes e professores que se destacaram na missão de fazer o conhecimento extrapolar os limites das salas de aula. Neste ano, o tema do concurso é “Festejando a conexão campo-cidade”, que aponta para a necessidade de entender as relações de interdependência entre esses dois mundos.

“A cidade não vive sem o campo e vice-versa. Compreender que um depende do outro e que os jovens do campo e os da cidade têm mais semelhanças do que diferenças permitirá que as novas gerações permaneçam no meio rural e tenham orgulho da atividade que desempenham”, observa o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Atualmente, o concurso conta com 15 categorias, desde atividades clássicas como desenho e redação até temas de vanguarda, como robótica e programação. Desta forma, o Agrinho acompanha os avanços que ocorrem na sociedade, transformando essas vivências em práticas didáticas e incentivando o aprendizado das novas gerações.

O período para a inscrição dos trabalhos varia de acordo com a categoria (confira o quadro abaixo). De modo geral, as datas têm início em 7 de julho e vão até 21 de agosto, dependendo da modalidade.

História de sucesso

Em 30 anos de atividade, o Agrinho vem impactando a formação das novas gerações do campo e da cidade. A iniciativa leva para as salas de aula do Paraná uma abordagem diferenciada de temas complementares à vivência escolar, como cidadania, saúde, meio ambiente e ética, propiciando o despertar da consciência junto às futuras gerações de cidadãos paranaenses.

No ano passado, o Programa Agrinho mobilizou mais de 1,3 milhão de participantes de todas as regiões do Paraná. Naquela edição, também houve a quebra de um recorde com a entrega de 2.578 prêmios. Ao todo, 3.741 unidades escolares aderiram ao programa do Sistema FAEP, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes.

Evento de premiação

O evento de encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho, pelo Sistema FAEP, reunirá cerca de 4 mil pessoas, incluindo alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades. A cerimônia está marcada para o dia 20 de outubro, no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Fique atento ao calendário para se inscrever

Veja abaixo como fazer as inscrições em cada categoria do Programa Agrinho 2025.

Para mais informações, confira os regulamentos no site do Sistema FAEP.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio