Sistema FAEP/SENAR-PR

No caminho da sustentabilidade

Países europeus investem no aproveitamento de fontes de energia renováveis. No Brasil, entraves legais e a falta de uma legislação objetiva inibem interessados

O futuro da geração de energia no Brasil está nas fontes renováveis. O país é abundante tanto na produção de biomassa, quanto na geração de dejetos de animais, sem falar na incidência de luz solar e no seu potencial eólico. Todas estas fontes podem ser convertidas em energia elétrica, trazendo economia para quem gera e poupando o meio ambiente da exploração de recursos naturais.

Para conhecer novas realidades da produção de biogás, energia eólica e energia solar, uma comitiva composta por 36 pessoas, entre produtores, lideranças rurais, técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR e representantes de órgãos de governo da área da energia, desembarcou na Europa no último dia 11 de junho.

O roteiro inclui visitas a centros de pesquisa, universidades, usinas de geração e propriedades rurais na Alemanha, Áustria e Itália. O objetivo desta viagem técnica é conhecer o sistema de produção de energia renovável nestes países, para verificar o que pode ser aplicado no Paraná, principalmente no meio rural, de modo a aproveitar os dejetos animais e vegetais disponíveis para geração de energia dentro das propriedades.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio