Sistema FAEP/SENAR-PR
No lançamento do Plano Safra, Florence destaca agricultura familiar como segmento da economia

No lançamento do Plano Safra, Florence destaca agricultura familiar como segmento da economia

O governo federal lançou, oficialmente nesta terça, dia 12, em Francisco Beltrão, no Paraná, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012. A cerimônia teve a participação da presidente Dilma Rousseff e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, além da presença da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman e do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O Canal Rural transmitiu ao vivo a cerimônia e fez a cobertura do evento via Twitter.

Em seu discurso, o ministro Afonso Florence elogiou a situação da agricultura familiar no Brasil. Para ele, o setor está passando por um novo momento, no qual está se transformando também em um segmento da economia.

– A agricultura familiar, através do Plano Safra, conquista uma dimensão estratégica ainda maior para o próximo período no Brasil. O setor, que já veio crescendo, hoje representa a maior parte da produção que vai para a mesa dos brasileiros. Isso faz com que a agricultura familiar se consolide como um importante segmento econômico – disse o ministro.

Para Florence, o Plano Safra representa um avanço em tudo que o Brasil já teve, pois coloca o país em um patamar importante, gerando renda para outros setores como a indústria de máquinas, por exemplo.

Sobre os R$ 300 milhões que serão disponibilizados para a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar (PGPM-AF), Florence diz que os agricultores poderão ter tranquilidade para plantar.

– Os agricultores podem plantam porque sabem que vão ter garantia de preços – declarou o ministro.

Florence destacou ainda a importância dos alimentos produzidos na agricultura familiar para a merenda escolar. Para ele, a compra de produtos agrícolas pelas escolas é garantia de renda aos pequenos produtores.

– Precisamos comprar merenda da mão da agricultura familiar. É mais saudável para as crianças e é garantia de renda aos agricultores – falou Florence.

Além de citar a agricultura familiar como um novo segmento da economia, o ministro frisou que vivemos um momento novo nas relações internacionais, o que mostra que o Brasil tem força, assim como a agricultura do país.

– Vivemos um momento em que outros países querem aprender conosco – finalizou Florence.

Fonte: Canal Rural – Anelise Frozza

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio