Sistema FAEP

Paraná lança roteiro turístico para fortalecer viticultura

Rota Uva & Vinho reúne 60 propriedades em 30 municípios para impulsionar o enoturismo estadual

O Paraná conta com mais uma iniciativa para impulsionar a viticultura e o turismo rural e transformar a produção estadual em experiência, memória e desenvolvimento. A Rota Uva & Vinho do Paraná passa a conectar produção, cultura e serviços do enoturismo estadual. A ação estruturante para o enoturismo estadual envolve cerca de 60 propriedades inscritas, distribuídas por 30 municípios desde a Região Metropolitana de Curitiba até o Oeste e Sudoeste. Todas passaram por um processo de validação técnica conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que considerou a regularização ambiental, organização do espaço e perfil receptivo.

O evento de lançamento da Rota Uva & Vinho do Paraná ocorreu no dia 24 de fevereiro, no Memorial de Curitiba, com a presença do governador em exercício Darci Piana; do secretário da Agricultura, Marcio Nunes; do presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette; e do diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, além de outras autoridades e representantes do enoturismo estadual. O conjunto de ações da iniciativa busca transformar a viticultura em vetor de desenvolvimento.

Presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette

“O agro vai muito além da produção. É cultura, diversidade, identidade, turismo e desenvolvimento. Isso mostra a força, a pujança e o espaço que isso tem. Nada mais justo que botarmos isso na vitrine, não do Paraná, mas na vitrine do Brasil, porque é isso que o Paraná faz e é isso que o governo e as entidades fazemos”, afirmou o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Márcio Nunes, secretário estadual da Agricultura e Abastecimento

“Eu vi a reflexão de todo mundo aqui e eu vejo que nós chegamos num momento muito importante. As coisas vão mudando, o projeto foi lançado em 2019, foi crescendo e sendo construído. Ao longo de tudo isso, novas iniciativas surgiram. Mas tudo isso voltado para o principal, que é melhorar a renda do produtor rural e criar novos negócios.”  destacou Márcio Nunes, secretário estadual da Agricultura e Abastecimento.

O diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza

“A Rota Uva & Vinho do Paraná consolida o enoturismo como política pública integrada ao desenvolvimento rural do nosso Estado. É um momento histórico, nascido da ousadia do programa lançado em 2019, do desafio da gente retomar uma cultura que fez parte da formação do nosso Estado, que fez parte da vida dos produtores que antecederam esse momento”, afirmou o diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza.

Governador em exercício Darci Piana

Durante a fala do governador em exercício Darci Piana, ele mencionou que houve articulação do Estado sobre o ICMS dos vinhos produzidos no Paraná:

“O vinho do Paraná tinha um imposto igual ao vinho importado. Então fomos até o governador Ratinho Junior, que concordou em reduzirmos de 28% para 18%.”

A Rota Uva & Vinho resgata o programa Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), lançado em 2019, que estabeleceu quatro eixos fundamentais: incentivo à produção, reorganização da comercialização, apoio à agroindústria e desenvolvimento do turismo. É justamente neste último pilar que a rota se consolida, a partir do trabalho do Programa de Turismo Rural do IDR-Paraná, que estrutura roteiros integrando a produção aos serviços turísticos.

O grande diferencial da rota paranaense está nas histórias. Diferente de roteiros comerciais, a nova proposta pretende fazer com que o turista encontre memórias e tradições. “A colonização italiana é forte e traz essa cultura do vinho e da uva. É memória afetiva: a pisa da uva, as cucas com a fruta como ponto central, o café colonial. É um apelo cultural verdadeiro, que vem de uma ancestralidade que essas comunidades vivenciavam a vida inteira”, explica Sidney Valeriano, coordenador Estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná.

Os números comprovam a relevância da atividade no Estado. Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), a produção de uva ocupa 3,2 mil hectares, com produção de 45,8 mil toneladas e Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 323 milhões, evidenciando o potencial econômico do setor.

Segundo o IDR-Paraná, cerca de 70% das vinícolas do Paraná comercializam a produção de vinhos por meio da atividade de enoturismo. A experiência turística agrega valor ao produto e aos serviços, contribuindo para o aumento da renda das propriedades.

Ao se organizarem em rota, as propriedades ganham força coletiva. A divulgação conjunta facilita que o turista encontre os locais para visitar e vivenciar a experiência a partir de toda a cadeia produtiva.

Durante o evento, foi entregue um certificado a todos os produtores participantes, atestando que seus empreendimentos foram cadastrados, avaliados e passam a integrar a Rota da Uva & Vinho do Paraná, contribuindo para o desenvolvimento do turismo rural.

Revitis

Criado em 2019, o Revitis segue como espinha dorsal do desenvolvimento do setor. Com quatro eixos estruturantes, o programa tem no turismo uma de suas principais vitrines. A Rota Uva & Vinho é a materialização desse trabalho, conectando a assistência técnica do IDR-Paraná, o fomento da Seab e o apoio do Sistema FAEP.

“Nosso objetivo principal é que o produtor tenha renda, que o turismo rural gere resultados. Queremos consolidar o Paraná como referência em viticultura e enoturismo, com representatividade no país e até fora dele”, conclui Valeriano.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio