Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná mantém a liderança na produção de soja, segundo IBGE

O Paraná mantém a liderança na produção nacional de grãos, com 20% do total do país.   É o que aponta levantamento do IBGE divulgado nesta quinta-feira (10).


Fonte: IBGE

A economista do Departamento Técnico Econômico da FAEP Gilda Bozza, fez análise do levantamento. Confira abaixo:

A produção nacional na safra 2011 está estimada em 151,2 milhões de toneladas contra 149,5 milhões de toneladas da safra 2010.  Á área colhida soma 48,1 milhões de hectares.

Para a cultura da soja é esperada uma produção de 69 milhões de toneladas. A produção paranaense tem estimativa de 13,9 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 3.097 quilos por hectare. O Estado já colheu 5% da área plantada.

Quanto ao milho – safra verão – é esperada uma produção de 32,3 milhões de hectares.  Já para a safrinha de inverno a projeção é de 22,9 milhões de toneladas.

No Paraná, nas regiões norte e oeste , as primeiras colheitas somam, até o momento, cerca de 5% da área prevista, estimada em 734.734 ha e uma produtividade média de 7.336 kg/hectares Já a área de milho safrinha totaliza 1,56 milhão de hectares e uma produção estimada de 6,8 milhões de hectares.  De acordo com o levantamento, no entorno de 20% da área prevista foi plantado.

Na cultura do feijão, houve redução da área plantada, haja vista a opção dos produtores por outras culturas.  As condições climáticas adversas (excesso de chuvas) na colheita em importantes regiões produtoras do país, entre elas o Paraná, Minas Gerais e Goiás trouxe prejuízo às lavouras.

Para o feijão 1ª safra a produção estimada é de 2 milhões de toneladas.   Em relação ao feijão 2ª safra a previsão de produção é de 1,4 milhão de toneladas.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio