Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná sai na frente de Mato Grosso na safra de soja 2010/11

O Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil e quetradicionalmente inicia os trabalhos de semeadura no país, foi superado peloParaná na temporada 2010/11, com as chuvas de primavera chegando antes aosEstados do Sul sob a influência do fenômeno climático La Niña.

O Paraná, que contou com precipitações desde quinta-feira dasemana passada após um longo período de seca, adiantou o plantio este ano,segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). No ano passado, nesta época,levantamento do órgão do governo do Estado ainda não havia captado semeadura,que pelo zoneamento agrícola só deve começar em 1° de outubro.

Enquanto isso, em Mato Grosso, onde as chuvas normalmente chegamantes dos outros Estados, a maioria absoluta dos produtores ainda aguardam asprecipitações, previstas para chegar em maiores volumes somente a partir desábado.

Um ou outro apenas, segundo a Aprosoja, se arriscouplantando no seco, na espera pelas chuvas.

"Quem plantou, plantou no pó… O produtor estáarriscando", disse o presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores deSoja e Milho de Mato Grosso), Glauber Silveira.

Segundo ele, o produtor adota tal estratégia de semear com aterra seca, assumindo os riscos de eventualmente ter que replantar a soja se achuva não vier, para ganhar tempo quando elas chegam. Se chove demais, asmáquinas também não podem entrar nas lavouras.

No Paraná, produtores que adotaram a mesma estratégia deplantar no pó estão agora se beneficiando das chuvas, que devem favorecer agerminação das lavouras.

Dados do Deral divulgados nesta quinta-feira (30) indicamque até segunda-feira, dia 27 de setembro, os paranaenses já tinham semeado 44mil hectares, ou 1% dos 4,48 milhões de hectares que o Estado projeta plantarem 10/11.

Nesta quinta-feira, os produtores avançavam no plantio,especialmente nas regiões de Toledo e Campo Mourão, segundo o agrônomo do DeralOtmar Hubner.

O Paraná e o Mato Grosso, juntos, responderam por quasemetade da safra do Brasil oficialmente estimada em um recorde de 68,6 milhõesde toneladas em 09/10. Os mato-grossenses colheram 18,7 milhões de toneladas nasafra passada, enquanto os paranaenses, 14 milhões, segundo a CompanhiaNacional de Abastecimento (Conab).

Recuo de área em MT

De acordo com o presidente da Aprosoja, a área plantada comsoja em Mato Grossopoderá até ficar aquém das expectativas, caso as chuvas tardem a chegar, comalguns produtores deixando de plantar a oleaginosa e optando pelo algodão já nasafra principal.

"Quando ele consegue plantar antes, ele planta a soja edepois o algodão. Mas ele tinha que plantar a soja bem antes" para fazer oalgodão segunda safra, comentou Silveira.

Um início prematuro do plantio no Paraná e um atraso em Mato Grosso – anopassado, em meados de setembro, os produtores estavam em atividade mais intensade plantio – não devem mudar muito a oferta de soja no início da colheita, noentanto.

Segundo a analista da AgraFNP Jacqueline Bierhals, osprodutores de Mato Grosso, sabendo que neste ano as chuvas tardariam a chegarmais pelo La Niña,podem ter optado por variedades de ciclo mais curto, de 100 a 105 dias.

"Talvez o Mato Grosso comece a colher um pouco depoisda média normal, mas eles devem compensar com variedades de ciclo mais curto,porque eles têm interesse de fazer a safra mais rápida para plantar o algodão esafrinha de milho", comentou.

"Aqui está uma preocupação, tem previsão de chuva masnão chove", completou Silveira, ansioso para que os produtores possam logoiniciar o plantio da soja para ter tempo hábil para semear a segunda safra,evitando o período seco do inverno durante o desenvolvimento das lavouras.

Fonte: Agrolink

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio