Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná tem 97% das lavouras de soja em condições “boas”

Levantamento semanal do Deral também aponta que 17% da área plantada em fase de maturação, ante 4% na semana passada.

As lavouras de soja do Paraná, segundo principal produtor do país, estão em boas condições, sendo que uma boa porção já está em fase de maturação, próximas do início da colheita, segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo estadual. O órgão, que é referência em levantamentos estatísticos no Paraná, ainda não registra oficialmente colheita de soja no Estado.

Em Mato Grosso, que lidera a produção de soja no país, a colheita começou antecipada e já ganha ritmo desde o início do mês.

O Deral aponta 97% das lavouras de soja do Paraná em condições “boas” e apenas 3% em condições “médias”. O levantamento semanal também aponta que 17% da área plantada em fase de maturação, ante 4% na semana passada.

“Principalmente as culturas de verão, soja e milho primeira safra se desenvolvem dentro da normalidade, com previsão de início da colheita da soja em regiões pontuais do núcleo regional para a próxima semana”, explica o técnico Luiz Coelho, do Deral, na importante região produtora de Campo Mourão, no centro do Estado.

Na região de Francisco Beltrão, no Sudoeste, “as lavouras de soja estão com bom desenvolvimento, algumas áreas já estão sendo dessecadas para a colheita, que deve começar no final do mês”, apontam os técnicos locais.

O Deral também não registra ainda colheita de milho primeira safra no Estado. Contudo, cerca de um quinto das lavouras já está em fase de maturação. O plantio do milho de segunda safra já começou e alcança 1%o da área total prevista, segundo o relatório.

Fonte: Reuters

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio