Sistema FAEP/SENAR-PR

A partir desta terça-feira (16), Agroleite movimenta os Campos Gerais

Na quinta-feira (18), Comitê Gestor de Paranavaí realiza uma série de palestras técnicas alinhadas com o programa Pecuária Moderna

As pecuárias de corte e de leite estarão em foco no Paraná ao longo desta semana. Dois eventos, em regiões distintas do Estado, irão reunir centenas de produtores em busca de capacitação e novas oportunidades de negócio.

Em Castro, nos Campos Gerais, acontece a Agroleite, entre os dias 16 e 20 de agosto. A programação do evento inclui palestras sobre soluções de gestão, tecnologia e mercado nas cadeias produtivas de pecuária leiteira, suinocultura, agricultura e ovinocultura, com especialistas do Brasil e do exterior. Paralelamente, acontecem fóruns sobre meio ambiente, batata e feijão, atividades com grande atuação da cooperativa Castrolanda, promotora da Agroleite.

Nesta edição, o americano Nathan Thomas, de North Lewisburg, Ohio, nos Estados Unidos, será o responsável pela avaliação dos animais da Raça Holandesa P&B, V&B e Clube de Bezerras. Thomas conduziu o julgamento da Raça Holandesa em 2015 na World Dairy Expo, em Madison, no estado americano de Wisconsin. O brasileiro Cláudio André da Cruz Aragon irá conduzir a avaliação da Raça Jersey. Juntos, Thomas e Aragon irão definir a campeã suprema do Agroleite 2016.

Carne

No Noroeste do Estado, em Paranavaí, o Comitê Gestor Regional realiza, no dia 18 deste mês, uma série de palestras técnicas alinhadas com o Plano Integrado de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte no Paraná, conhecido como programa Pecuária Moderna, que tem na FAEP um dos idealizadores. O objetivo do encontro, o terceiro promovido em 2016, é capacitar os atores que compõem a cadeia da proteína na região.

“A pecuária de corte do Noroeste é bastante desenvolvida. Mas precisa colocar um pouco mais de tecnologia, diminuir a idade de abate e os intervalos entre partos e melhorar o rendimento de carcaça. Essas palestras, uma demanda dos pró- prios produtores, contribuem diretamente para esse avanço”, explica Carlos Costa, presidente do Comitê Gestor de Paranavaí. A região Noroeste reúne cerca de 35% do rebanho de corte do Paraná.

A programação inclui palestras sobre alianças mercadológicas e perdas econô- micas por lesões em carcaças de bovinos. Ao término, haverá um espaço para discussão técnica. A expectativa da organização é reunir 100 produtores. O evento irá acontecer nas instalações do IAPAR em Paranavaí, a partir das 14 horas. A participação é gratuita.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio