Sistema FAEP/SENAR-PR

Plantio de trigo no Paraná está adiantado este ano

Boletim do Deral aponta que produtores do estado cultivaram 40% da área, contra 31% no ano passado

Os produtores de trigo do Paraná, maior produtor brasileiro do produto, estão com o plantio acelerado nesta safra. O último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado (Seab), divulgado nesta semana, mostra que o cultivo do cereal já foi concluído em 40% da área a ser destinada à cultura. Nesta época do ano passado, o porcentual era de 31%.

O estágio de desenvolvimento das lavouras segue o ritmo de plantio e, de acordo com o Deral, 59% da área plantada está em desenvolvimento vegetativo, mesmo porcentual que estava em germinação no início de maio do ano passado. Ainda segundo o órgão, a situação das plantações é considerada totalmente boa.

Prevista para agosto, a colheita de trigo do Paraná é estimada em 3,1 milhões de toneladas, 9% abaixo das 3,4 milhões de toneladas colhidas no ano passado. A redução no volume se deve a área menor de plantio. Os produtores paranaenses deram preferência ao milho safrinha em detrimento ao trigo.

Fonte: Revista Globo Rural

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio