Sistema FAEP

Prazo para solicitar material do Agrinho é prorrogado até 5 de setembro

Professores, diretores e dirigentes de educação podem fazer o pedido gratuito dos livros didáticos pela internet

O prazo para solicitar os materiais didáticos do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP, para uso no ano letivo de 2026 foi prorrogado até dia 5 de setembro, às 12 horas. A solicitação é gratuita e deve ser feita online por professores, diretores e dirigentes de núcleos de educação. A entrega dos livros está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

Um diferencial do programa educacional do Sistema FAEP, que há 30 anos leva aprendizado as salas de aula de todo o Paraná, é justamente a qualidade do material didático. Os livros, tanto para alunos como para professores, foram idealizados por especialistas nacionais e internacionais e atualizado periodicamente, de modo a estar sempre na vanguarda da educação.

Em 2025, mais de 1,1 milhão de materiais didáticos do Programa Agrinho foram encaminhados a milhares de escolas públicas e particulares do Estado, incluindo as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Esse número explica a dimensão do Agrinho, que acompanha as crianças e jovens nas salas de aulas em praticamente todos os 399 municípios do Paraná, proporcionando uma educação transversal, que prepara cidadãos para o futuro. Isso é um investimento do Sistema FAEP nas novas gerações.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

O material didático do Agrinho destinado aos docentes compreende dois livros: um técnico e outro metodológico. Já os alunos recebem uma coleção de livros, um para cada ano letivo, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

“São 25 materiais paradidáticos voltados ao uso dos estudantes, que abordam o tema da sustentabilidade. São materiais inovadores, que trazem metodologias que estimulam a produção do conhecimento”, detalha Josimeri Grein, técnica do Departamento de Desenvolvimento de Oferta do Sistema FAEP.

Festa de premiação

O tema da edição 2025 do Programa Agrinho é “Festejando a conexão campo-cidade”. Essa proposta inspirou os trabalhos de professores e alunos que concorrem em 15 categorias, desde as modalidades tradicionais, como Redação e Desenho, até outras voltadas à tecnologia, como Programação, Robótica e Agrorobótica (essa última destinada aos alunos dos colégios agrícolas).

Os premiados vão receber smartphones, tablets, notebooks, projetores multimídia e automóveis, dependendo da categoria. Nesta edição, serão três automóveis zero quilômetro destinados aos primeiros lugares da categoria Experiência Pedagógica, voltada aos professores.

A divulgação dos premiados no Concurso Agrinho acontece na primeira quinzena de setembro, no site do Sistema FAEP. A festa de premiação com milhares de alunos, pais e professores está marcada para dia 20 de outubro.

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio